Segunda etapa do mais tradicional evento da vela paulista acontecerá nos dias 15/16 e 22/23 de junho, reunindo equipes de todo o litoral para a etapa de outono da competição, que tem importância estratégica por ser a que precede a Semana de Vela de Ilhabela, evento que também conta com o patrocínio da Mitsubishi Motors.
Trinta e sete equipes participaram da primeira etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, evento disputado em quatro etapas ao longo do ano. A expectativa para as regatas que acontecem a partir do próximo dia 15 é superar a quantidade de embarcações.
A segunda etapa da Copa Mitsubishi terá a sua primeira regata em parceria com o Velashow, uma feira de negócios voltada exclusivamente para o mercado da vela, que acontece neste primeiro final de semana da etapa, também em Ilhabela.
Diversidade de classes na raia
A Copa Mitsubishi é aberta à participação dos veleiros das classes ORC, C30, HPE25, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser.Cada uma destas classes agrupa veleiros com características diferentes, o que permite que equipes com diversos níveis de habilidade, formação e mesmo idade, possam participar do evento, como explica o diretor técnico da Copa, Carlos Eduardo “Cuca” Sodré:“A ORC é a classe em que participam os veleiros mais tecnológicos e preparados para a competição. São equipes muito experientes, em barcos equipados com tecnologia de ponta. As classes BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos agrupam veleiros competitivos também, mas embarcações que não são construídas com a finalidade de competição. São barcos equipados com comodidades como fogão, geladeira, móveis, etc., cujos donos tem também a vontade de participar das regatas”, explica Cuca.
Diferente das classes anteriores que acomodam veleiros de diferentes tamanhos, projetos e equipamentos, as classe C30 e HPE25 são chamadas de classes de barcos “one design”, ou seja, são rigorosamente iguais, proporcionando regatas extremamente competitivas entre eles.Por fim, a RGS Cruiser é destinada àqueles que estão iniciando no universo das regatas, pois é uma regra extremamente simplificada, destinada justamente a incentivar a participação de qualquer veleiro de oceano, independente da habilidade da tripulação.
“Essa diversidade de classes é que torna as regatas uma oportunidade de troca de experiências entre os velejadores, principalmente nas confraternizações pós-competição”, explica Cuca Sodré.
Na parte social, a Copa Mitsubishi começa já na noite de 14 de junho, com o coquetel de boas-vindas. Após as regatas, são realizadas as chamadas “canoas de cerveja”, literalmente uma canoa caiçara em que são colocadas cervejas, água e refrigerantes, ao redor da qual os velejadores aproveitam para trocar ideias e conversar sobre as disputas do dia.
No sábado, dia 22, haverá o já tradicional almoço de confraternização pós-regata e ao final da etapa, no domingo, 23, acontece a cerimônia de premiação, no Yacht Club de Ilhabela.Os atuais líderes da Copa Mitsubishi 2024 são o veleiro Phoenix, 44, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori, na classe ORC, o Zeus, de Paulo F. Moura, na classe BRA-RGS, o Jão Sereno, na BRA-RGS Clássicos, o Bravo, de Jorge Berdasco, na C30 e o Ginga, de Breno Chvaicer, na HPE25.Parte das inscrições serão revertidas ao Rio Grande do Sul.
As inscrições para participar do evento tem o valor de R$ 175,00 por tripulante e a organização reverterá 20% deste valor para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Além disso, a organização pede que cada tripulante traga, ao menos, um agasalho, que também será enviado ao Sul.A logística dos recursos e doações será feita pelo grupo “Velejadores Solidários RS”, uma associação sem fins lucrativos, criada por velejadores do Rio Grande do Sul para ajudar no apoio aos atingidos pelas enchentes desde setembro de 2023.
As inscrições para a segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela podem ser feitas no site oficial do evento: www.circuitoilhabela.com.br/inscricoes
A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela tem realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors, apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil, REMAX Mar & Vela, Balaio de Ideias, E-Ventos, Control Service, Jornal Ancoradouro, CBVela, ABVO e FEVESP.
Adicionar Comentário