ESPORTE Vela

Depois da vitória em solitário na REFENO, AVENTUREIRO 4 parte para desafio internacional

Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

            Pouco mais de um mês se passou da histórica vitória na Refeno quando o Comandante Hans Hutzler foi Fita Azul – barco que faz o percurso em menor tempo – velejando sozinho e o Aventureiro 4 está pronto para um novo desafio. Dessa vez um desafio internacional!!!

            Na terça-feira, dia 01 de novembro, Dia de Todos os Santos, Hans Hutzler deixa o Recife rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul.

            Mas o que o Aventureiro 4 vai fazer na África do Sul? Apenas passear? Não!!!

            O Aventureiro 4 será o primeiro barco pernambucano a participar da única regata transoceânica do Hemisfério Sul, a Cape2Rio.

            Na edição passada, em 2020, Hans foi o navegador do veleiro carioca Saravah, de Pierre Joullié, e ficou apaixonado pela regata. Decidiu que iria participar em 2023 no seu barco. Foi, inclusive, o primeiro veleiro a se inscrever. Na época da regata de 2020, o Aventureiro 4 ainda estava em construção na França.

SUPER PREPARAÇÃO

            A Cape2Rio segue o rigoroso regulamento do órgão máximo da vela, World Sailing, para regatas oceânicas, chamado Offshore Sailing Regulations. Para um catamarã como este foram 93 itens de segurança. Só para dar uma ideia da complexidade da coisa, para a Refeno são 28 itens.

            No trecho Recife – Cape Town Hans terá a seguinte tripulação: sua esposa Karina, o filho Felipe de 10 anos de idade e os amigos Cristiano Abreu e Félix Ximenes.

            A estimativa desse trajeto é de 25 dias. São cerca de 3.800 milhas náuticas ou mais de 7 mil quilômetros, equivalendo a quase 13 Refenos.

            Além da Fita Azul na Refeno, o Aventureiro 4 teve outro importante título em 2022: campeão da Semana de Vela de Ilhabela, na classe multicasco.

MAIS SOBRE A CAPE2RIO 2023

                        Essa prova ocorre a cada 3 anos e largará dia 02 de janeiro de 2023 comemorando 50 anos de sua primeira edição, em 1973. Quando aconteceu a primeira Cape2Rio Hans era um bebê de menos de um ano de idade. O Brasil terá somente mais um representante na Cape2Rio 2023: o veleiro Audaz, de Julio Luchesi.

            A tripulação do Aventureiro 4 para a Cape2Rio contará com seis pessoas:

  1. Hans Hutzler – vencedor da Refeno 2023 na inédita fita azul para um velejador em solitário, capitão amador (maior habiltação da Marinha para amadores), mais de 50 mil milhas navegadas, incluindo duas travessias do Atlântico, duas vezes campão brasileiro de multicascos classe Mocra, tricampeão brasileiro da classe Dingue.
  2. Karina Hutzler – esposa de Hans, capitã amadora, mais de 30 mil milhas navegadas, incluindo a Travessia do Atlântico que trouxe o Aventureiro 4 da França para o Brasil e tricampeã brasileira da classe Dingue.
  3. Felipe Hutzler – filho do casal, 10 anos de idade, 17 mil milhas navegadas, também veio da França navegando no Aventureiro 4, autor do livro Velejando de Cueca – Travessia do Atlântico e velejador da classe Optimist.
  4. Rafael Chiara – mais um tripulante da travessia França – Brasil, gerente de manutenção do Aventureiro 4.
  5. Pierre Joullié – experiente velejador com duas Cape2Rio, duas Buenos Aires – Rio  e diversas regatas internacionais no currículo
  6. Cláudio Teixeira – atual campeão brasileiro de Hobie Cat 16 e tripulante do Aventureiro 4 na Semana de Vela de Ilhabela.

            Na regata, a tripulação do Aventureiro 4 espera fazer o percurso de cerca de 3.600 milhas náuticas em aproximadamente 18 dias.