O Içar é um projeto cultural que tem como objetivo a documentação técnica dos Saveiros da Baía de Todos os Santos e está em busca de patrocinadores. Essas embarcações tradicionais tiveram extrema importância econômica e cultural na história do nosso país, mas hoje, dos quase 1500 exemplares, restam menos de vinte em atividade, lutando diariamente contra seu triste desaparecimento.
O idealizador do projeto, Marcelo Bastos, é Bacharel em Ciência e Tecnologia, Arquiteto, Urbanista e, após os resultados do trabalho começarem a aparecer, foi convidado para fazer parte do Comitê Náutico da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval.
A documentação técnica será feita utilizando fotogrametria, dense stereo matching, e modelagem paramétrica, em um veleiro onde os integrantes ficarão alojados e processarão os dados colhidos. A metodologia de documentação proposta foi testada e publicada no 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore.
O projeto terá como resultado a documentação geométrica detalhada dos saveiros, o que permitirá a realização de análises de performance e contribuirá para o reconhecimento científico, cultural, tecnológico e artístico desse patrimônio.
Hoje o projeto tem como principais apoiadores a Marinha do Brasil (DPHDM), a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), o ShipLab (Texas A&M University), a associação Viva Saveiro, a Rede Bahia, e o Ministério da Cultura.
Assista o vídeo do projeto:
Adicionar Comentário