Meteorologia e Oceanografia

Variações Periódicas do Nível do Mar

A maré é a variação vertical periódica do nível do mar, uma espécie de onda gerada, basicamente, pela Lei da Gravitação Universal de Newton, sob a influência de forças astronômicas. Os principais corpos celestes que influenciam as águas oceânicas são a lua e o sol. Essa onda também é influenciada pelas condições morfológicas e climáticas do ambiente.

Devido à relação entre os movimentos da Terra-Lua-Sol, acontecem alterações entre as forças gravitacionais relativas aos períodos lunares, o que resulta em diferentes alturas de maré. Durante a lua cheia e a nova ocorre alinhamento do sistema Terra-Lua-Sol ocasionando “soma” das forças gravitacionais, resultando na maré viva ou de sizígia. Já na lua crescente e minguante, o Sol e a Lua formam uma angulação que ocasiona uma “subtração” de forças, gerando a maré morta ou de quadratura.

A altura da maré oceânica é geralmente pequena. Entretanto, ao atravessar a plataforma continental e os estuários, a maré é progressivamente distorcida pela mudança na topografia e pelo atrito de fundo, gerando um aumento de sua amplitude. No litoral brasileiro ocorre a predominância da maré semidiurna e as alturas de maré variam ao longo da costa. As maiores amplitudes ocorrem ao Norte do país diminuindo progressivamente para o sul, devido a proximidade do ponto anfidrômico, local oceânico onde não há variação da maré.

FRANCO, A. S. Marés: fundamentos, análises e previsão. São Paulo, Brasil. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, 2009
FRANCO, A. S. Marés: fundamentos, análises e previsão. São Paulo, Brasil. Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, 2009