Empresas de Navegação Empresas de Navegação de Cabotagem Marinha

DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS CELEBRA O DIA MARÍTIMO MUNDIAL NO CIAGA

No dia 27 de setembro de 2017 foi realizado, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial.

O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da segurança na navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e da proteção do ambiente marinho.

A data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, além de contar com a presença de ex-Ministros, ex-Comandantes da Marinha, componentes do Almirantado, demais autoridades militares e representantes da Comunidade Marítima. O evento constou com leitura da Mensagem do Secretário-Geral da International Maritime Organization (IMO), entrega do Distintivo de Comodoro ao Capitão de Longo Curso, Antônio Mário Conor de Oliveira e, leitura da Ordem do Dia do Diretor de Portos e Costas Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. A cerimônia também reverenciou o patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

Você sabia que?

  • Cerca de 80% do comércio mundial em volume e mais de 70% do comércio global por valor são transportados por mar e são manipulados por portos em todo o mundo;
  • Sem o transporte marítimo a importação e exportação de mercadorias na escala necessária para sustentar o mundo moderno não seria possível;
  • Existem mais de 50.000 navios mercantes engajados no comercio internacionalmente, transportando todo o tipo de carga. Na frota mundial está registada em mais de 150 nações, que é tripulada por mais de um milhão de trabalhadores marítimos de praticamente todas as nacionalidades.

DSC_4825