O Brasil enfrenta uma quantidade histórica de focos de incêndios com números alarmantes nos meses de agosto e setembro, devido à severa escassez de chuvas em diversas regiões. Os estados mais afetados são: Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Amazonas, Bahia, Goiás e Acre.
A propagação das chamas tem dificultado o controle dos incêndios, e estados e municípios estão sendo impactados pela qualidade do ar devido às queimadas.
Diante da situação, a Marinha do Brasil (MB) vem somando esforços junto a instituições de Defesa Civil nas ações de combate aos incêndios. Uma dessas ações foi apoiar o combate às queimadas no Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, com o emprego de pessoal e meios navais e aeronavais.
A Marinha do Brasil tem atuado nas áreas afetadas, integrando o Comando Operacional Conjunto Pantanal II como Força Naval Componente (FNC). A participação da Marinha inclui apoios de reconhecimento terrestre, fluvial e aéreo, de transporte de brigadistas, de alojamento e alimentação, de atendimento médico e de combate direto ao fogo.
Adicionar Comentário