Marinha Notícias

Estudantes gaúchos são premiados por dessalinizar a água do mar

Texto: O Diário

Os pesquisadores, Naomi Nunes Dornelles e Murilo Henrique Schá, ambos com 20 anos, receberam o 1º lugar, com o projeto “Water for Humanity”, em parceria com a Marinha do Brasil, sob orientação da professora Schirlei Viviane Rossa (Dois Irmãos).

O objetivo do trabalho é a fabricação de uma membrana para a dessalinização da água do mar, a fim de torná-la potável. O prêmio foi entregue sexta-feira, 22, no Auditório da Inova USP, em São Paulo. Participaram cerca de 200 projetos no evento, e o prêmio foi um Reconhecimento de Mentalidade Marítima, da categoria Marinha do Brasil.

DESDE 2022https://f88113aac40ec39d9410ad4504bdcb62.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

O trabalho foi iniciado em 2022, enquanto Naomi e Murilo estavam no 4º ano do Ensino Médio Houve a continuidade da proposta de dessalinizar a água do mar

Atualmente Naomi cursa Engenharia de Materiais e o Murilo Engenharia Mecânica. Ambos pesquisadores buscam parcerias para que esse trabalho passe de uma “ideia” e se torne um produto que possa auxiliar no combate da falta de água, segundo o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) de número 6 da ONU, atendendo a agenda 2030.

“É um incentivo para continuarmos e não desistirmos, mesmo com todas as dificuldades já enfrentadas pelo caminho. É muito gratificante ver que todo o esforço, dedicação, horas de pesquisas e testes tem sido reconhecidas, e nosso objetivo de contribuir na solução de um problema que atinge diversas comunidades, está cada vez mais próximo de ser alcançado”, destaca Naomi.

Ele são namorados. Naomi Trabalha como técnica em Química na Dass de Ivoti, e Murilo na SKA, no suporte com foco em softwares de automação, em São Leolpoldo. Há três anos eles também vendem brigadeiros e brownies para custear as suas despesas.