ESPORTE Remo

Marinha do Brasil recebe sua 1ª Canoa Havaiana

Da esq. para dir.: Naideron Júnior (Mirage), Almirante Guilherme, Comandante Vasconcelos e Alex Salles (Passaúna Paddle Clube Paranaguá). Foto: Mirage Water Sports / Reprodução

No último final de semana, a Marinha do Brasil estreitou ainda mais seus laços com o va’a nacional e recebeu sua primeira canoa havaiana para o litoral do Paraná.

A embarcação, uma OC-6 devidamente caracterizada com as cores da Marinha, é uma doação da marca Mirage Water Sports à Capitania dos Portos de Paranaguá (PR) e ficará à disposição dos militares para treinamentos de educação física destinados a todos os marinheiros.

Veja também > V1RJ 2022 coloca a V1 no centro do va’a nacional

A proposta é de estreitar laços da Marinha do Brasil com o va’a nacional e, futuramente, promover ações sociais através da canoa. No início, os treinamentos serão supervisionados por profissionais do Passaúna Paddle Clube até a formação de lemes da marinha. Antes, porém, haverá o batismo oficial da canoa respeitando-se as tradições do va’a e também da Marinha do Brasil.

Vale reforçar que a Marinha do Brasil possui uma relação bastante positiva com a canoagem polinésia desde 2018, ocasião em que batizou sua primeira OC-6, doada pela Niue Va’a à Escola Naval do Rio de Janeiro.

A entrega aconteceu em meio às solenidades da Regata Farol das Conchas, realizado em Pontal do Paraná (PR), alusiva aos 150 anos do Farol, que fica na Ilha do Mel e ao bicentenário da independência do nosso país.

Ao todo 34 embarcações participaram da regata, fora as embarcações de apoio e espectadores. Na mesma data, houve passeios de canoa havaiana na praia do Canto das Pedras, em Pontal do Sul, abertos à comunidade, oferecidos pelo Passaúna Paddle Club.

A regata teve a presença do Navio Veleiro Cisne Branco (U-20) da Marinha do Brasil, fundeado entre o balneário de Pontal do Sul e a Ilha do Mel sendo possível avistá-lo da praia. O Cisne Branco representa o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, e ainda preserva as tradições navais. 

No domingo (10) o Cisne Branco foi aberto para visitação no Porto de Paranaguá, e recebeu 2600 pessoas, entre elas os vencedores do concurso cultural da Marinha ocorrido de 03/08 a 07/09/22, também alusivo aos 150 anos do Farol das Conchas, oferecido a alunos das escolas municipais da região.