ESPORTE Vela

Campeões Brasileiros buscam o título do Sul-Americano de Optimist no Rio

Crédito: Tsuey Lan Bizzocchi

 Atuais campeões brasileiros, os primos Arthur Back e Joana Freitas são dois dos destaques da equipe brasileira que irá disputar o Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022. A competição tem início neste sábado (dia 8), no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com a chegada das delegações e o treino oficial. No domingo, a partir das 16h30 de Brasília, será realizada a Cerimônia de Abertura. As duas primeiras regatas estão marcadas para segunda-feira, às 13h, enquanto as duas últimas acontecem no dia 15. 

O catarinense Arthur Back e a carioca Joana Freitas, ambos do Iate Clube do Rio de Janeiro, conquistaram o título do 50º Campeonato Brasileiro realizado no início do ano, em Pernambuco, e disputam pela primeira vez o Sul-Americano. Arthur, de 12 anos, está na sétima série do Ensino Fundamental, e vem treinando de três a quatro vezes por semana durante três horas. O jovem atleta faz parte de uma família ligada à vela, incluindo a irmã Victoria, de 16 anos, que compete na classe 420. 

“A vela é um esporte que gosto muito e o título brasileiro é inesquecível. Agora o meu foco é o Sul-Americano. Embora saiba que terei bons adversários no Campeonato, estou bastante confiante num bom resultado e me preparando para enfrentar qualquer situação”, afirma Arhur, que começou no esporte há cinco anos e se mudou de Florianópolis para o Rio de Janeiro em 2020. 

A carioca Joana Freitas, de 13 anos e 1,54m, também está cursando a sétima série do ensino fundamental e começou a velejar com apenas seis anos. Ela vem treinando de duas a quatro horas cinco vezes por semana. Ano passado, tornou-se a primeira menina a conquistar o título geral do Campeonato Estadual.    

“A dobradinha no Brasileiro com meu primo Arthur foi muito legal, mas também foi bom demais o título estadual. Quando estou velejando me sinto realizada. Sou muito competitiva e o meu objetivo no Sul-Americano é fazer o melhor possível para representar bem o Brasil. O título vai depender dos resultados das regatas”, disse Joana, que também tem um irmão, Lucas Freitas, que compete na Classe 420 e foi campeão brasileiro em 2020 e 2021. 

O Sul-Americano 2022 terá a participação de 165 velejadores da Argentina, Bahamas, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O Brasil terá a maior delegação do Sul-Americano, com 40 velejadores com idades entre 12 e 15 anos.  

Equipe brasileira 

Antonella Dalpiaz, Antônia Bertoja Gick, Arthur Back, Augusto Torre Mateus, Beatriz Raposo Oliveira, Breno Ramos, Catharina Vasconcellos, Daniel Holck, Davi Neves, Eduardo Backheuser, Enzo Ricardi, Felipe Strassburger, Felipe Vicente, Fernando Lourenço, Frederico Corseuil, Heloísa Ruschel, Henrique Penna, Henrique Sasaki Tannous, Isabella Hermann Zorzi, Jess Watson, Joana Kubelka Freitas, João Marcelo Barbosa, João Pedro Prandini, Juliana Bastianelli, Júlio Cesar Floriano, Lara Nakamura Candemil, Laura Neves, Lucas Pinheiro Da Cruz, Lucas Sant’anna, Lucca Carbone, Manuela Velloso, Maria Brum, Renato Gomez Lunetta, Ricardo Backheuser, Sam Watson, Sophia Osthoff, Théo Sartor, Uthar Veiga, Vitória Borges Viegas e Zion Brandão. 

O Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022 é uma realização do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com coordenação técnica da International Optimist Dinghy Association (IODA) e apoio da Associação Brasileira da Classe Optimist (OptiBRA) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

Site oficial  

https://2022southamericans.optiworld.org/en/default/races/race