ESPORTE Vela

Etapa mais estratégica da Copa Mitsubishi começa no próximo sábado

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Nos próximos dias 8,9 e 15,16 de outubro, acontece a terceira etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, cujas regatas do primeiro final de semana encerram também o Campeonato Paulista de Vela Oceânica das Classes ORC e RGS. 

Composta por quatro etapas ao longo do ano, a Copa Mitsubishi inicia neste próximo final de semana uma etapa decisiva para as equipes que buscam consolidar suas colocações no circuito 2022 e chegar à quarta e última etapa, (novembro e dezembro) com uma vantagem competitiva.

É o caso da classe HPE25, cujo líder no campeonato, o Ginga, de Breno Chvaicer, acumula 16 pontos, contra 18 segundo colocado, o Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas. Com 25, em terceiro, o Conquest, de Daniel Hillsdorf.

Já na outra classe “one design” (todos os veleiros são idênticos entre si), a C30, o objetivo das equipes é diminuir a distância para o líder. O barco a ser alcançado é o Caballo Loco, de Mauro Dottori, que soma 11 pontos no campeonato e chega a esta terceira etapa com uma diferença de 9 pontos à frente do Team 06 Loyalty, o segundo,  e 12 à frente do Kaikias, terceiro colocado.

Paulista de ORC e RGS

Os dois primeiros dias de competição da etapa (9 e 10 de outubro)  encerram o Campeonato Paulista das classes ORC e RGS,  que começou em abril, no Ubatuba Iate Clube, prosseguiu em junho, no Iate Clube de Santos e agora se encerra durante a Copa Mitsubishi, no Yacht Club de Ilhabela.

Na ORC a decisão do campeonato aparenta ser entre os veleiros Phoenix, de Eduardo Souza Ramos (9 pontos) e o King, de George Corrêa Lima (11 pontos). O Bruschetta, de Evandro Csordas, ocupa a terceira colocação, com 22 pontos.

Na RGS, divisão A, os três primeiros colocados são o Bijupirá/Capemisa, de Caio Dias, com 35 pontos. Com a mesma pontuação, o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, vem em segundo e em terceiro, com 38 pontos, o Saravah, de Pierre Joullié.

O veleiro Iguinho di Mamãe é o líder da divisão B da RGS, com 39 pontos. Em segundo e terceiro, respectivamente, o Super Bakanna, de Alexandre Dangas e o Urânia, de Luiz Bolina, ambos com 40 pontos.

Finalmente, na RGS C, lidera o campeonato, o veleiro Aloha, de Renato Nono, com 44 pontos. O Candão, de Francisco Martinez, com 45, é o segundo e com 48 pontos, o terceiro colocado é o Cooperação, de Thiago Santana.

Regatas especiais para Bico de Proa e Duplas

O sábado, dia 15, no segundo final de semana da etapa, terá as regatas especiais para classe Bico de Proa e para os velejadores de duplas, com premiação ao final do dia.

No domingo, 16, após as regatas, a premiação geral da etapa.

Coquetel de boas-vindas e confraternização

As regatas da terceira etapa começam no dia 8, mas a confraternização começa mais cedo. Na sexta-feira, dia 7, a partir das 19h acontece o coquetel de boas-vindas no Yacht Club de Ilhabela, com música ao vivo.

Após as regatas, todos os dias, a tradicional canoa de cerveja e, em especial, dia 15, uma tarde especial, com a premiação das regatas de Bico de Proa e Duplas.

As inscrições para a terceira etapa da Copa Mitsubishi podem ser feitas no site do evento: www.circuitoilhabela.com.br/inscricoes

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da  Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, North Sails, ABVO e FEVESP.