
A 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval contará com a presença ampliada da flotilha argentina. Seis veleiros do país vizinho já estão a caminho do litoral norte de São Paulo (SP), e outros devem confirmar presença nos próximos dias, superando a participação internacional registrada em 2024.
A competição será realizada entre os dias 19 e 26 de julho, com organização do Yacht Club de Ilhabela.
Os barcos passam por revisão e pintura antes de partir para o Brasil, geralmente com dez dias de antecedência. Em muitos casos, o traslado é feito por um skipper, que enfrenta o inverno sul-americano e condições de mar adversas até chegar à costa brasileira.
O trajeto pode incluir paradas em cidades como Rio Grande (RS) e Itajaí (SC). A exceção deste ano é o veleiro Sandokan, que enfrentou duas frentes frias em alto-mar e completará o trajeto em tempo recorde de cinco a seis dias.
“Vamos ter um grupo bem maior de estrangeiros em relação ao ano passado. Tenho feito um trabalho contínuo com as equipes de fora, dando uma atenção especial a elas. Temos um grupo no whatsapp, onde trocamos informações. É um canal de comunicação direta, aberto o ano todo, um trabalho de formiguinha”, afirma Cuca Sodré, diretor de regata da 52ª SIVI Daycoval.
Além do Sandokan, também estão confirmados os barcos Der Bekannte 2, Ladino e Too Match, na classe ORC; Navegante, na RGS Cruiser; e o histórico Chancegger, com passagem pela America’s Cup, na classe Bra-RGS.
Adicionar Comentário