ESPORTE Vela

Veleiro do Projeto Navega SP vence a 4ª etapa do Circuito Santista na classe RGS

Divulgação

A 4ª etapa do XVII Circuito Santista de Vela Oceânica foi realizada no dia 5 de julho, na Baía de Santos, e reuniu 27 embarcações das classes ORC, RGS e Cruiser. Ao todo, 77 tripulantes participaram da disputa.

O grande destaque foi o barco Cooperação, do Projeto Navega SP, de Praia Grande, campeão geral da classe RGS, sob o comando do velejador “Japuí”. Outro ponto alto da etapa foi a participação de casais: o barco melhor colocado de cada categoria, tripulado por um casal de namorados ou marido e mulher, recebeu como prêmio uma garrafa de vinho português.

“Depois de uma semana de muita chuva e frio, o sábado amanheceu com tempo limpo, temperatura agradável, mar calmo e ventos de fracos a moderados. A disputa entre casais tornou a competição ainda mais acirrada. Além disso, a raia foi muito bem montada e elogiada por todos”, afirmou o associado Adagamos Sartini, coordenador da classe oceânica e comandante do veleiro Gaia.

No comando da arbitragem estava o gerente e juiz nacional Antônio Mellone, auxiliado pelos velejadores “Buda” e Adriano. Também atuaram no apoio o funcionário Éder, do Inter, e Adagamos.

A regata foi realizada no formato barla-sota, com seis pernas para as classes ORC e RGS, e quatro para a Cruiser. Os vencedores foram:

Classe ORC
Campeão: vel. Kairós

Classe RGS-A
1º lugar: vel. Fantasma (ICS)
2º lugar: vel. Sabai Sabai (ICS)
3º lugar: vel. Pepa XIX (ICS)

Classe RGS-B
1º lugar: vel. Cooperação (Projeto Navega PG)
2º lugar: vel. Tango II (CIR)
3º lugar: vel. Candão (CIR)

Classe Cruiser-A
1º lugar: vel. Agulha (CIR)
2º lugar: vel. Totora (CIR)
3º lugar: vel. Dreams II (CIR)

Classe Cruiser-B
1º lugar: vel. Gitano (Pier 26)
2º lugar: vel. Lambarú (CIR)
3º lugar: vel. Avec Melange (CIR)

Após a chegada do último veleiro, os participantes se reuniram na Sede Náutica do CIR para a tradicional confraternização, com direito à já famosa macarronada da Dona Lúcia.

O evento foi promovido pelo Clube Internacional de Regatas, com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo, do Iate Clube de Santos e do Projeto Navega São Paulo, conforme as regras da Confederação Brasileira de Vela/World Sailing (CBVela/WS).

A participação nessa regata soma pontos para o Circuito Santista 2025, que é dividido em etapas e premia, ao final da temporada, os três primeiros colocados de cada classe.