ESPORTE Vela

Copa Brasil de Optimist chega ao fim com a participação de 82 atletas

Crédito: Gabriel Heusi

O Iate Clube de Brasília realizou, neste sábado (7), a premiação da 17ª Copa Brasil de Estreantes da Classe Optimist. A competição contou com a participação de 82 velejadores de 15 clubes do DF, PE, RJ, SC, BA, RS, SP, ES e PR.

A competição, para velejadores com menos de 1 ano de experiência, teve início no dia 4 de janeiro. Foram realizadas oito regatas durante os quatro dias de competição.

O Comodoro o Flávio Pimentel, em seu discurso, lembrou que, durante o Campeonato Brasileiro, realizado em Salvador (BA), no ano de 2018, quando na época, alguns pais apresentaram a proposta para trazer, mais uma vez, essas importantes competições para o Iate. “Eu estava lá em 2018, em Salvador, e vi toda a luta dos pais para conseguir trazer, mais uma vez, esse evento para o Iate Clube. Colocamos a proposta para trazer o campeonato para cá, considerando esta, uma competição muito importante para a renovação e surgimento de novos valores e novos atletas. Esse intercâmbio dos atletas também é muito importante para todos nós”, destacou o Comodoro Flávio Pimentel.

O diretor de Esportes Náuticos, Gustavo Raulino, lembrou que a Copa Brasil de Estreantes foi idealizada pelo Iate Clube de Brasília e sua primeira edição foi realizada nas águas do Lago Paranoá, em 2007. “Esse amor entre o Iate Clube de Brasília e o Optimist é muito antigo e, hoje, é um daqueles momentos que marcam essa relação. A nossa flotilha hoje possui mais de 100 crianças inscritas nas escolinhas e a Copa Brasil de Estreantes é um momento de transição para os velejadores. Muitos deles acabaram de sair da escolinha e estão participando pela primeira vez de um campeonato desse nível”, ressaltou Raulino.

O Presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, parabenizou o Iate Clube de Brasília pelo fantástico campeonato realizado e lembrou que a Copa Brasil de Estreantes é muito importante para as crianças que estão começando na vela, pois ajuda a despertar a paixão pelo esporte.