ESPORTE Vela

CBVela investe na formação de treinadores de vela

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela promove um curso de formação de treinadoras e treinadores da modalidade em parceria com a Optibra – Optimist Brasil, que é a categoria voltada às crianças e adolescentes.

O objetivo é capacitar técnicos de Optimist das diferentes regiões do Brasil, além de melhorar o nível dos velejadores jovens.  O OP é a maior classe no mundo e é praticada dos 7 aos 15 anos. São mais de 500 velejadores ativos em 9 estados, segundo levantamento da Optibra.

Entidade máxima da vela brasileira, a CBVela busca capacitar treinadoras e treinadores. Este curso é parte desse esforço educacional, visando capacitar profissionais essenciais para o futuro.

O curso terá duração total de 48 horas divididos em oito encontros mais a avaliação final, que está marcada para 28 de novembro. A Profª Ma. Maria Altimira Hackerott, da CBVela e Coach Developer da World Sailing, será a coordenadora do projeto”

”Este ciclo de atividades servirá como projeto piloto para o curso de certificação de treinadores planejado para 2025. Vamos aplicar estratégias de ensino inovadoras, além de propor a discussão e reflexão sobre quais conteúdos são relevantes para aperfeiçoar a prática profissional. Será um espaço coletivo de construção de conhecimento, do qual esperamos colher bons frutos”, disse Maria Altimira Hackerott.

As atividades são direcionadas exclusivamente aos treinadores de Optimist. Conforme categorização da World Sailing, a função de treinador é diferente da função de instrutor. Sendo treinadores aqueles profissionais que atuam no contexto da competição esportiva e instrutores aqueles que ensinam os fundamentos da navegação.

Temas serão divididos entre: O que é ser treinador, Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Ciências dos Esportes e os Fundamentos das Regatas de Optimist, Atividades em Água,  Uso de Tecnologias, Periodização, Aspectos e Segurança em Água/Primeiros Socorros.

A avaliação dos futuros treinadores e treinadoras será realizada com base na entrega e qualidade das tarefas requisitadas em cada um dos encontros.