ESPORTE Vela

Brasil conquista o título do Mundial Militar na Grécia

O Brasil é campeão do Mundial Militar, disputado na classe Platu 25, em Pireus, na Grécia, após bater a equipe da Grécia por 3×0. A tripulação contou com maioria do VDS e garantiu a defesa do título já conquistado em 2018, desta vez composta por Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues (CDJ).

Terminou nesta quarta-feira (14), o 54th CISM World Military Sailing Championship que reuniu seleções extremamente qualificadas, como Grécia, Itália, França, Ucrânia, Espanha, Polônia, Canadá, Dinamarca e Brasil, além dos atletas de alto nível técnico entre campeões mundiais e medalhistas olímpicos. A competição iniciou no dia 10 de junho e, ao final, teve os atletas brasileiros como vencedores.

Classificados direto para as finais, depois de uma fase qualificatória impecável, a delegação do Brasil se fez superior mais uma vez na fase final contra a Grécia. A decisão foi realizada no formato de melhor de cinco em Match Race, na qual a nossa seleção venceu por 3×0, garantindo mais uma vez o título do Mundial Militar.

Antes de embarcar para a Europa, os atletas realizaram uma semana intensa de treinos no Veleiros do Sul, trabalhando o entrosamento da equipe, com treinamentos físicos em terra e na água, junto de análises teóricas do campeonato. A tripulação também praticou no formato Match Race ainda em solo gaúcho, buscando o aperfeiçoamento do time para o Mundial.

Com a conquista do 54th CISM World Military Sailing, o Brasil defende o título de campeão mundial militar de vela, visto que o país garantiu o título em 2018, na Finlândia. A dupla do VDS, Geison Mendes e Gustavo Thiesen, torna-se bicampeã, visto que também estavam presentes na tripulação vitoriosa do último mundial.

Além dos atletas, estiveram presentes no evento o Chefe da Missão da Vela, Comte. Luis Araújo, a Chefe da Equipe da Vela, Ten. Daniela Sêda, o Chefe Delegações Brasileiras do CISM, Almte. Rossatto e o Árbitro Internacional, Nelson Ilha, mais um membro do VDS presente neste Mundial Militar.