ESPORTE Vela

Aquece Brasileiro movimenta raia de Jurerê e prepara para o Brasileiro de Optimist

Entre os dias 18 e 22 de dezembro, a raia de Jurerê Internacional sediou o Aquece Brasileiro, um evento que precedeu o Campeonato Brasileiro de Optimist. A competição seguiu o formato Coach Regatta, com algumas especificações: cada grupo de 10 velejadores indicou um treinador para trabalhar em um dia das regatas. A cada dia, dois treinadores foram responsáveis pelas regatas, entre outros.

Quase 100 velejadores participaram da competição. Na classe Optimist Veterano, Arthur Back, do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi o campeão, com 27 pontos perdidos após 10 regatas. Lucas Leal, do Veleiros da Ilha, ficou em segundo lugar, com 37 pp, seguido por Felipe Strassburger e Henrique Sasaki, terceiro e quarto, respectivamente, ambos do Iate Clube de Santa Catarina. Na quinta posição, veio o gaúcho Pedro Koch, do Veleiros do Sul.

Na classe Optimist Estreantes, Matias Viegas, do Clube dos Jangadeiros, foi o vencedor, com 15 pp, após 8 regatas. Seu colega de equipe, Pedro Creixell, ficou em segundo. Miguel Faria, do Veleiros da Ilha, foi o terceiro, seguido por Eduardo Hartmann Dalla Costa (Veleiros do Sul) e Arthur Vasconcelos (YCSA), quarto e quinto, respectivamente.

O 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry acontecerá entre os dias 3 e 13 de janeiro de 2024, na Sede Oceânica, em Jurerê, no Iate Clube de Santa Catarina-Veleiros da Ilha. Cerca de 300 atletas de todo o país são esperados na competição, incluindo a Copa Brasil de Estreantes.