ESPORTE Vela

Quatro barcos brasileiros disputam a Rolex Circuito Atlântico Sur em janeiro

Barco Índio / Crédito: Divulgação

Quatro barcos brasileiros vão disputar a regata Buenos Aires – Punta del Este e o Circuito Atlântico Sur que tem a parceria do Yacht Club Argentino e do Yacht Club de Punta del Este, na Argentina, que será realizado entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2024 que comemora o centenário do clube de vela uruguaio.


Os times do Crioula 52, de Eduardo Plass, Phoenix, de Fabio Cotrim e Mauro Dottori, Índio, de Cícero Hartmann, e o Xamã, de Sérgio Klepacz, estarão na raia representando o Brasil na classe ORC na disputa com barcos da Argentina e do Uruguai. Até o momento são 39 barcos. O Katara, Sandokan e o America del Sur, que disputaram eventos no Brasil em 2023, estarão na raia e prometem uma disputa forte na competição.

Phoenix 44 em Buenos Aires / Crédito: Divulgação


O Brasil terá três novos barcos na raia. Campeão da Copa Brasil de Vela de Oceano da ABVO, o Phoenix, um Botin 44, do Iate Clube de Santos, promete vir forte. O veleiro já está na Argentina: “O Phoenix foi com antecedência para Buenos Aires em uma janela de bom tempo . O barco esta em Puerto Madeiro para ficar na água doce e sobe 1 a 2 vezes por semana para limpar o fundo. Vamos treinar alguns dias antes. Será uma competição bem animada, será nossa primeira vez”, disse Fabio Cotrim.

Xamã durante evento em Floripa / Crédito: Gabriel Heusi


O Xamã, do Yacht Club de Ilhabela, também fará pela primeira vez o evento sul-americano com o veleiro Grand Soleil 46: “Será nossa estreia, resolvemos ir esse ano pois as condições devem ser de vento forte, favoráveis ao nosso barco, é isso que precisamos. Teoricamente não temos expectativas, vamos conhecer a prova, não conseguimos colocar toda nossa tripulação usual, pegamos algumas novas pessoas. Vamos buscar nosso encaixe. Só na regata vamos saber”, disse Klepacz.


Outro debutante, é a equipe Índio, do Veleiros do Sul, com o modelo Felci 315 RF Yatchs. Cícero Hartmann comentou: “Será a primeira vez e estamos animados para participar deste grande campeonato que comemora os 100 anos do nosso querido YCPE.O barco está preparado e parte após o ano novo em direção a Punta Del Este com o patrocínio da Woss Incorporadora”, disse.


A tripulação contará com de velejadores de Soling destacados .Cícero, Flávio Quevedo e André Renard (tri Brasileiro, seis títulos Sul-Americanos e três Vices Mundiais), Kadu Bergenthal e Edgar Opitz (Bi Sul Americano e atual Campeão Mundial), Alexandre Mueller (Vários Títulos) e André Passow, velejador de Laser.

Na classe J-70 serão mais três equipes brasileiras com o barco El Enemigo, do Veleiros do Sul, com presença de Samuel Albrecht, Gustavo Thiesen, Rodolfo Streibel e Eduardo Plass. Outros dois barcos do Iate Clube do Rio de Janeiro estarão na raia. O Viking de Haroldo Solbert e o Mindset de Ralph Rosa com presenças dos olímpicos Marco Grael e Gabriela Nicolino.