Marinha SECIRM

CIRM realiza a 206ª Sessão Ordinária do Colegiado para os Recursos do Mar

A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) realizou, esta semana,no dia 24 a sua 206ª Sessão Ordinária, em Brasília (DF). Com a presença do Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, a reunião contou com a participação de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão. 

Na reunião foram tomadas importantes decisões estratégicas para o País, como o apoio à inclusão perene do tema “oceano” no âmbito das atividades da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), com destaque para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), principal cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) para debate sobre questões climáticas, que será realizada entre os dias 1º e 12 de novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia. 

Outro assunto relevante foi a homenagem às seguintes personalidades que prestaram contribuições à CIRM: Professor Doutor Fábio Hissa Vieira Hazin e Contra-Almirante Jair Alberto Ribas Marques, falecidos em 7 de junho e 18 de julho deste ano, respectivamente. Engenheiro de Pesca e Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Professor Fábio Hazin deixa um legado de contribuição à atividade pesqueira e abre uma lacuna no meio acadêmico nacional. Participou ativamente dos Comitês Executivos AQUIPESCA e PROILHAS.

O Almirante Ribas teve destacada carreira na Marinha, contribuindo para o desenvolvimento da hidrografia e das ciências oceanográficas no País. Desde 2012, vinha exercendo o cargo de Perito junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, contribuindo para a análise dos requerimentos de extensão de plataforma continental, apresentados pelos Estados costeiros, e prestando assessoria na condução do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário