Pesca Profissional

ExpoMAR 2024 amplia programação com piscicultura e atrai novos parceiros

Divulgação

A piscicultura, setor que posiciona Santa Catarina entre os principais produtores do paíspassa a ser um dos eixos da ExpoMAR 2024, junto com a pesca, maricultura e logística. A 2ª edição do evento, realizada de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí- SC, contará com Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Corredor do Sabor e Cozinha Show.
Inscreva-se: o credenciamento é gratuito mediante inscrição no site: https://expomar.com.br/inscricao

O Estado é referência nacional em produção de proteína animal e vem conquistando projeção no mercado de peixes cultivados – hoje já ocupa o 5° lugar no ranking brasileiro, com 56 mil toneladas/ano e um amplo potencial a ser explorado. Como a produção de alevinos, forma juvenil do peixe antes de ir para engorda, e que requer cuidados sanitários para levar a genética sem riscos sanitários de disseminar enfermidades, destaca a CEO da Expomar Eliana Panty “Santa Catarina é referencia sanitária em avicultura e suinocultura e pode investir na produção segura de peixes e alevinos para outras regiões, desde que mantenha um status positivo. Um mercado que cresce junto com o setor e que precisa aportar tecnologia para ganhar escala e garantir preços competitivos. Isso que vamos discutir na Expomar junto com produtores e cadeia de processamento”, destaca.

“A ExpoMAR une o ‘Povo das Águas’. Os setores de produção e captura são diferentes, mas trabalhamos todos em prol de um alimento saudável. A aproximação e a união, com compartilhamento de informações, só tem a somar”, pontua Ofélia Maria Campigotto, vice- presidente da Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq).

Para Ofélia, mesmo com os avanços produtivos registrados na última década, a piscicultura catarinense apresenta gargalos e desafios a serem sanados. Entre eles, a sanidade aquícola e a regularização da atividade praticada em viveiros e açudes junto aos órgãos ambientais e ao Ministério da Pesca e Aquicultura. As duas temáticas estão previstas na programação do Simpósio Catarinense de Piscicultura.

“Com a inclusão do segmento da piscicultura, vamos ampliar a pauta da ExpoMAR e debater questões de nutrição, sanidade, biossegurança, genética, entre outros. Fornecedores de tecnologias para o setor, como aeradores, tanque-rede e alimentadores automáticos, vão estrear na Feira de Negócios, trazendo soluções inovadoras para tornar a produção mais eficiente e sustentável”, afirma o presidente da ExpoMAR, Altemir Gregolin.

Realização e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali – Universidade do Vale do Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Entidades como ACAC – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, são apoiadoras da realização do evento.

Dados do setor

  • Ranking nacional: Santa Catarina figura entre os principais produtores de peixe do Brasil. A produção de tilápia, principal espécie cultivada no Estado, ocupa o quarto lugar no ranking nacional – em 2022 foram produzidas cerca de 42 mil toneladas.
  • Geração de emprego e renda: O setor responde pelo emprego e renda de 31,2 mil famílias em SC: 3 mil deles atuando como profissionais e o restante – 28,2 mil – praticando a piscicultura de subsistência.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário