Notícias

Prêmios do Concurso Cultural de História Marítima são entregues no Museu Naval

O Museu Naval recebeu no último sábado, 10 de dezembro, os lobinhos e escoteiros premiados no primeiro Concurso de História Marítima para Escoteiros do Mar, promovido pela Região Escoteira do Rio de Janeiro através de sua Coordenação Regional de Escoteiros do Mar, com apoio do CCME, da DPHDM, do Abrigo do Marinheiro, do Tribunal Marítimo, do Ecobalsas-Rio e do Comandante Gondar.

A solenidade foi dirigida pelo COREMAR do Rio de Janeiro, chefe Andre Torricelli, contou também com a regência do gerente cultural da DPHDM, Comandante Marques, que além de fazer a entrega dos premios fez uso da palavra explanando sobre a importância das crianças e adolescentes conhecerem a história e a cultura marítima, que também são a história do Brasil.

O Concurso contava com três categorias, sendo elas “Desvenda, Escreva e Desenhe” contemplando fotografias visitando a DPHDM, redações e desenhos sobre itens da história naval vistas nas exposições por todo o segundo semestre de 2022, quando diversos Grupos de Escoteiros do Mar estiveram visitando o espaço. A premiação contou com Vauchers para passeios marítimos do Ecobalsas na barra, do passeio da DPHDM na Baia de Guanabara, Tablets, HDs Externos, mochilinhas de ataque, camisas e distintivos do CCME, além de uma bela sacola de brindes do Tribunal Marítimo.

Agradecimentos especiais ao C.Alte Ricardo Jaques (DASM), ao V.Alte Lima Filho (Tribunal Marítimo), ao Cmte Gondar, e ao Ecobalsas pelo patrocínio dos prêmios, além do Alte Mathias da DPHDM.

Os melhores colocados foram os seguintes:

Categoria ALFA Desvende.

Matilha Branca (116ºGEMAR Pe Paul Riou)

Categoria BRAVO Escreva.

Lobinho: Antonio Torricelli (123ºGEMAR Alte Saldanha)

Escoteiro: Lucas Motta (123GEMAR Alte Saldanha)

Escoteiro: Luan Diez (123ºGEMAR Alte Saldanha)

Categoria CHARLIE Desenhe.

Lobinho: Bento Gibrail (123ºGEMAR Alte Saldanha)

Escoteiro: Luan Diez (123ºGEMAR Alte Saldanha)

Os trabalhos dos melhores premiados permanecerão em exposição na Sala Baden-Powell, do CCME até o final de fevereiro de 2023.