ESPORTE Vela

Vento surpreendente permitiu inúmeras regatas no penúltimo dia do International Ubatuba Sailing Festival

Mais uma vez, Ubatuba surpreendendo os velejadores na tarde deste domingo. A previsão inicial do dia era chuva e pouco vento, e de fato por volta do meio-dia, quando as classes ORC e RGS  largaram para uma regata barla-sota, e a RGS Cruiser, Multicasco e Clássicos, para um percurso que contornou a Ilha do Mar Virado, foi o que realmente aconteceu. Uma largada e um início de primeira perna que indicavam um dia de ventos muito fraco.

Mas… logo no início do rumo da boia sotavento, as primeiras equipes já haviam achado um vento constante que só foi aumentando durante o dia.

Vento forte que só foi crescendo e mar alto compuseram o cenário desta primeira regata para a ORC e trouxeram emoção também para os demais.

Com este cenário de ventos médios acima dos 13 nós e rajadas que chegaram aos 18, foi possível realizar três regatas para a ORC e duas para a BRA-RGS.

Para o grupo que contornou a Ilha do Mar Virado, (que fez apenas uma regata) mar grosso e um vento moderado até o través do norte da Ilha. Ao contornar, rajadas esparsas até que os veleiros chegassem à saída do través da Ilha, já rumo de volta à linha de chegada, quando encontraram também um vento sul bastante forte.

Somando já cinco regatas a ORC tem a liderança do Kaikias, de Fabio Auricchio, com 4 pontos acumulados. Com 9, em segundo na geral, o Phytoervas 4Z e em terceiro, também com os mesmos 9 pontos, o King, de Fabio Lucas. O Argos, de Jaime Cupertino, é o quarto, com 15 pontos.

Na BRA RGS A, o Bijupirá Capemisa, de Christian Guedes Cardoso, segue na liderança, com 3 pontos acumulados. Em segundo e terceiro, com 4 e 5 pontos, o Villegagnon, de Pedro Henrique Araújo, e o Cherne, de Daniel Rodrigues Camara.

 O Blu1 de Marcelo Ragazzo e o Mais Rabugento Cognac Sails, de Pedro Henrique Santos, vêm empatados na liderança da BRA RGS B, com 5 pontos. Em terceiro, o Dos Reis, de Zek Reis, com 6.

Com 3 pontos em três regatas, o Bruschetta, de José Luis Ortega, segue na liderança da BRA-RGS C. Em segundo e terceiro lugares, ambos com 7 pontos, Papo de Popa, de Eduardo Mateus, e o Lucnan, de Elezier Solidônio.

Na RGS Cruiser A, liderança do João das Botas, de Paulo Donário, com 3 pontos. Com 7 e 11 pontos, respectivamente, vem o MC Daud,  de Edmilson Lira e o San Nicola, de Braz Nicodemo Neto.

Quem lidera a RGS Cruiser B é o Terra Azul, com 3 pontos. Com 5, em segundo vem o Seleto de Fernando Filoni e na terceira colocação o Alphorria, de Mario Gomide, com 8 pontos.

O Guará III é o líder dos Multicasco e na premiação para os Ranger 22, empate entre o Papo de Popa e o Lucan, na liderança, ambos com 4 pontos. Em terceiro o Contento, de Luiz Amaro, com 8 pontos e na quarta colocação o Pixote de Raimundo Cruz (13).

O Gaudério, de Laurence Colvara, é o líder dos Clássicos, com 3 pontos. O Fiel, de Antonio Carlos Abud, com 11, é o segundo e, com 14 pontos, o São Joaquim, de Marcos Vitureira é o terceiro colocado.

Após as desafiadoras regatas de hoje, a festa da vela prosseguiu no Ubatuba Iate Clube, durante a noite International Paint, que trouxe a roda de samba raiz de Luara e as Comadres.

Amanhã, dia 21, a 16ª edição do Ubatuba Sailing Festival chega ao final, com a realização das últimas regatas e a premiação no final da tarde, no Ubatuba Iate Clube.