
No próximo dia 14 de fevereiro, o navio-escola Juan Sebastián de Elcano atracará no porto de Salvador, na sua primeira escala em porto estrangeiro como parte do XCVII Cruzeiro de Instrução. O objetivo deste cruzeiro é a formação náutica e em valores dos mais de oitenta alunos que cursam o 3º ano na Escola Naval de Marín (Espanha), futuros oficiais da Armada. Salvador da Bahia será o primeiro porto das Américas a receber o navio-escola, onde ele permanecerá até o próximo dia 19 de fevereiro. Também será o único porto do Brasil onde fará escala nesta viagem.
De Salvador, o navio seguirá seu trajeto para Montevidéu, Valparaíso, Callao, Panamá, Cartagena das Índias, Santo Domingo e Nova York. O navio-escola é o mais antigo dos veleiros-escola do mundo, estando próximo a completar um século em 2027. Outro motivo da escala é destacar, junto com a Marinha do Brasil, o 400º aniversário da libertação da cidade de Salvador da invasão holandesa de 1624, por parte de uma esquadra hispano-lusa, a maior já formada até então, sob o comando de Dom Fadrique Álvarez de Toledo.
Durante a escala em Salvador, o navio-escola estará aberto para visitação pública nos seguintes horários:
• Sábado, 15 de fevereiro: das 15h às 17h45
• Domingo, 16 de fevereiro: das 09h30 às 16h
A visita oferece ao público a oportunidade de conhecer uma das embarcações mais emblemáticas da Armada espanhola e sua história de quase cem anos em operações marítimas ao redor do mundo.
Adicionar Comentário