Amazônia Azul Destaque Mentalidade marítima

O Brasil e o Mar no Século XXI – Subsídio para o aproveitamento sustentável do Mar Brasileiro, RELATÓRIO AOS TOMADORES DE DECISÃO DO PAÍS

Mapa-Múndi com centro em Brasília-DF

RUMAR – Instituto Rumo ao Mar em parceria com o Cembra – Centro de Excelência do Mar Brasileiro lançam no formato epub, a 3ª Edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI – Subsídio para o aproveitamento sustentável do Mar Brasileiro, RELATÓRIO AOS TOMADORES DE DECISÃO DO PAÍS”.

Compõem a publicação vinte e um capítulos sobre toda sorte de atividades conduzidas pelo Brasil no mar, com a inserção de um novo capítulo nesta edição, denominado “Arqueologia submarina e patrimônio cultural subaquático”.

A obra trata de temas em constante evolução. Portanto, inacabada por sua própria característica, como tudo o que acontece na natureza. Encerra formidável acervo de informações e dados sobre as atividades brasileiras no mar, bem como apresenta ao final de cada capítulo, recomendações para o desenvolvimento do respectivo setor.

Proposta do Brasil para a extensão da Plataforma Continental Jurídica .

Os capítulos, foram todos redigidos por pesquisadores brasileiros do mais elevado grau de conhecimento e prestígio nas suas áreas de atuação. Reflete o esforço de muitos brasileiros para levar à Nação um bem precioso: o significado real de uma grande riqueza que jaz a nossos pés, quem sabe despercebida.

O livro é divido em nove partes a saber:

Parte I – Direito e Segurança no Mar, com dois capítulos:

 -Direito do Mar;

 -Segurança no Mar e Poder Naval.

Parte II – O Mar – Fonte de Energia e Recursos Minerais, com três capítulos:

-Exploração e Produção de Petróleo e Gás; -Energia dos Oceanos;

Protótipos para a geração de eletricidade a partir de correntes

-Recursos Minerais;

Bacias Sedimentares Brasileiras onde a Petrobras produz ou já produziu petróleo

Parte III – O Mar – Fonte de Alimentos, com dois capítulos:

 -Pesca;

 -Maricultura;

Parte IV – O Mar – Meio de Transporte, com três capítulos:

 -Marinha Mercante;

 -Portos;

 -Construção Naval;

Parte V – O Mar – Ecologia e Turismo, com três capítulos:

 -Ecossistemas Costeiros;

 -Poluição Marinha;

 -Turismo Marítimo;

Parte VI – O Mar – Desenvolvimento Sustentável, com um capítulo:

 -Desenvolvimento Sustentável;

Parte VII – O Mar – Ciência, Tecnologia e Inovação, com quatro capítulos:

 -Ciência, Tecnologia e Inovações;

 -Biotecnologia Marinha;

 -Mudanças Climáticas;

 -Arqueologia Marinha e Patrimônio Cultural Subaquático;

Parte VIII – O Mar – uma Perspectiva Nacional, com dois capítulos:

 -O mar visto pelo brasileiro;

 -Mentalidade Marítima: a importância do mar para o Brasil;

ATLÂNTICO SUL E EQUATORIAL: localização das zees e extensão das plataformas continentais

Parte IX – Conclusões, contendo o último capítulo.

Cecília Meireles em seus versos, sinaliza o valor transcendental do mar para o planeta e para a humanidade. Pois, se “foi desde sempre o mar” para o mundo e para as gentes, já passa da hora de o Brasil assumir sua inevitável vocação marítima.

O livro pode ser encontrado nas seguintes lojas. Toque nas imagens para selecionar a loja.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário