Amazônia Azul Destaque Mentalidade marítima

A Associação Barreiros dobra o número de aulas com o Barco Escola Ilhabela I.

VELEIRO ESCOLA ILHABELA I TEM BOM DESEMPENHO COMO FERRAMENTA PSICOPEDAGÓGICA

Carlos Augusto Amaral Paes de Barros, Diretor da Associação Barreiros, relata sua gratificante experiência e resultados positivos com o Barco Escola Ilhabela I. Segue o seu relato:

“A Associação Barreiros somou-se à visão do Instituto RUMAR, que é a de resgatar e fomentar a conscientização da “Mentalidade Marítima” através de ferramentas educacionais empregadas ao longo da Costa Brasileira.

O Barreiros entendeu a importância desse aspecto sócio educacional e incorporou junto ao seu currículo, aulas embarcadas no Veleiro Escola Ilhabela I. A embarcação tipo escaler, teve seu projeto fornecido pelo RUMAR e viabilizado pelo Barreiros.

Durante o ano de 2024, o Barreiros iniciou as atividades com o veleiro.

Nossa ideia foi permear o trabalho em grupo, a autoconfiança e encorajar os jovens aprendizes a vencerem seus desafios. São ferramentas essenciais para os jovens se prepararem para a vida, inclusive profissionalmente. Durante este período tivemos 120 adolescentes do ensino fundamental II aprendendo a velejar e conhecendo as dinâmicas em torno do veleiro- escola. Foram cinco escolas atendidas neste período.

Mas nosso mar é grande, poderoso. Pede mais! Por isso a Associação Barreiros aumentou o número de participantes no projeto, dobrando o número de aulas.

No ano de 2025 implementamos a navegação do veleiro-escola para dois períodos:

– Manhãs de terças e quintas-feiras: O veleiro está à disposição para que os professores das oito turmas possam agendar e utilizá-lo para vivências náuticas que possam ajudar nos assuntos de sala de aula. Neste horário a utilização é pontual com o objetivo de oferecer novas experiências para mais de 130 alunos neste período.

– Tardes de terças e quintas-feiras: Utilizamos o veleiro de forma frequente e sistemática, ensinando-se a velejar. Quatro grupos fazem parte do “projeto mar” (modalidade veleiro). Para este horário, a utilização do veleiro é mais longa e com maior aprofundamento. Aproximadamente 80 alunos participam das aulas embarcadas neste período.

Não podemos virar as costas para nossa Costa Brasileira! Vamos municiar nossos estudantes para esta batalha, com a mais poderosa das armas: a educação.

Saudações”,

Carlos Augusto Amaral Paes de Barros

Diretor da Associação Barreiros