Notícias

Palestra de lançamento do livro: “O homem que inventou o Brasil …”

O homem que inventou o Brasil: um retrato de José Bonifácio de Andrada e Silva”,

Patriarca da Independência e Patrono da geologia e Mineração no Brasil.

capa-livro-Jose-Bonifacio

Geraldo Luís Lino, Geólogo cofundador e diretor do Movimento de Solidariedade Ibero-americana, irá fazer a palestra de lançamento do livro homônimo, no Clube de Engenharia, Av. Rio Branco, 124 – Auditório do 22º andar, nesta 4ª feira, dia 14/08/2019, às 17 horas. A entrada é franca, com vagas limitadas.


Pouco conhecido da grande maioria dos brasileiros, José Bonifácio de Andrada e Silva, pode ser considerado com todos os méritos como o “inventor” do Brasil independente. Em apenas 18 meses no governo, foi o principal responsável pela consolidação política e territorial do novo País, além de ter formulado o esboço de um projeto de Nação que ainda hoje é atual. Às vésperas do bicentenário da Independência, é importante rever a sua trajetória e as suas ideias sobre um Brasil emparelhado com as grandes nações do mundo.

Na palestra, serão abordados o projeto nacional idealizado por José Bonifácio de Andrada e Silva para o Brasil, as causas do seu fracasso histórico e a sua atualidade, no contexto do momento atual do país e das transformações globais em curso.

O evento é promovido pelo Clube de Engenharia, Diretoria de Atividades Técnicas DAT, Divisão Técnica de recursos Minerais – DRN e a Sociedade Brasileira de geologia – SBG-RJ/ES com apoio da Divisão Técnica de Geotecnia DTG.

Antecipe a sua inscrição pelo e-mail: <divisoes-tecnicas@clubeengenharia.org.br>

Promoção:

logo-clubedeengenhariabrasil

logo_versaojpg