Destaque Estaleiros Mentalidade marítima Pesca Profissional

Barco da F.A.O. será posto à prova por estudantes do estaleiro-escola na Baía de Guanabara

É quando acontece o quinto e último módulo de aulas , entre 4 e 8 de dezembro, de 8h às 18h. O barco que está sendo feito no curso é um projeto da FAO, Agência de Fomento à Agricultura e Alimentação da ONU, como parte do esforço de melhorar condições de pescadores pelo mundo. No final do curso haverá o teste do barco no cais ao lado do Hangar Náutico do NIDES, na Ilha do Fundão. O curso teve aula inaugural do navegador Amyr Klink, um apaixonado por canoas.


O Estaleiro-escola da Baía de Guanabara é um projeto educativo para recuperar a carpintaria naval nas comunidades de pesca de sete municípios do Estado. Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo. É parte do Projeto Educação Ambiental com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade) celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF-RJ) e a empresa a PRIO (Chevron Brasil) com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

@estaleiro_escola_rj/

@funbio_brasil/

Está sendo desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga (APELT), o Movimento Baía Viva e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ) e apoio da Reitoria da UFRJ, e tem por objetivo a formação de duas turmas em Construção Naval Artesanal, a primeira turma sendo de aprendizes.

Os cursos, de extensão, reconhecidos pela Universidade, acontecem no Hangar Náutico da UFRJ, sediado na Ilha do Fundão, que foi construído nos anos 1950 para guardar hidroaviões, uma história à parte, que envolve espiões e o governo de Getúlio Vargas
A proposta de recuperar barcos e canoas artesanais atraiu um fã de canoas, bem famoso, porque atravessou o oceano atlântico remando numa delas. Amyr Klink veio de São Paulo para conhecer o projeto e ofereceu gratuitamente uma de suas palestras de conteúdo motivacional. Isso foi em 21 de setembro.


Em 22 de setembro o primeiro curso começou. Depois de apenas 26 dias de divulgação direta nas comunidades, quase 300 inscritos apareceram. Foram selecionados 40 alunos e alunas. Foram visitados os municípios todos previstos e apenas Itaboraí teve o número mínimo, um aprovado.


Os certificados de conclusão do curso serão emitidos por instituição técnico-científica (UFRJ) para os alunos e alunas que obtiverem 80% de frequência às aulas presenciais e virtuais, atividades de intercâmbio e oficinas.

O Estaleiro Escola recebe apoio do Funbio, por meio do Projeto Educação Ambiental. É uma medida compensatória, estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzida pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

PARA ÁLBUM DE FOTOS :

Facebook.com/APELTAssociacaodePescadoresdeTubiacanga

OU SOLICITE : Jornalista Responsável – Alex Gomes, DRT 1880/PE 21 96921-3497 osciclanos@gmail.com @os_ciclanos