Cultura Destaque Mentalidade marítima Vela

Espaguete e Picolé na Terra do Vento, o novo livro de Beto Pandiani

Beto Pandiani, um dos maiores velejadores de expedições no país, vai lançar seu primeiro livro infanto juvenil. Ele criou dois personagens que vão sair velejando do sul do Brasil até o Cabo Horn na Terra do Fogo.

O velejador mirim se chama Espaguete, seu apelido de escola, isso porque ele é alto e magro. Seu companheiro é o Picolé, um cachorro da raça Whippet muito esperto. Os dois são muito parecidos fisicamente.

O Espaguete quando era criança queria ser astronauta, e vivia sonhando viajar pelas estrelas. Um belo dia percebeu que o seu foguete imaginário não ia decolar, então inspirado pelas histórias do pai que foi velejador, ele passou a sonhar em dar a volta ao mundo em seu barco. O seu barco passou a ser a sua nave espacial, e o mar o universo. Na verdade, ele pensou que no meio do mar ele poderia estar mais perto das estrelas, e em um lugar vazio de gente. Para a sua surpresa ele descobriu que o Picolé fala mil línguas do reino animal.

Assim que partem para o mar ele se surpreende com a quantidade de lixo plástico nas praias e na água. O seu cachorro, o Picolé então começa a fazer contato com focas, orcas e golfinhos que relatam a ele a ameaça da poluição, e as mortes de animais sufocados pelo lixo.

“O livro tem como objetivo alertar e conscientizar os jovens a respeito do problema do descarte e da poluição nos mares, mas também tem o intuito de ser um livro educativo. Como será feito isso? Nesta primeira viagem, o Espaguete e o Picolé irão velejar pela Patagônia da mesma maneira que eu viajei na minha segunda viagem, a Rota Austral”, disse Pandiani.

Confira mais detalhes no link – https://www.espagueteepicole.com.br/