Marinha Notícias

Submarino português atraca pela primeira vez no Brasil

No último domingo (7), a Base Almirante Castro e Silva (BACS), localizada no Complexo Naval de Mocanguê, em Niterói (RJ), recebeu, pela primeira vez, um submarino português, o NRP Arpão, depois de 110 anos de existência da Força de Submarinos da Armada Portuguesa. Segundo submarino da classe Tridente, o NRP Arpão é o   primeiro submarino português a atracar no Brasil e a cruzar a Linha do Equador.

Em sua chegada ao Rio de Janeiro, o NRP Arpão foi recebido por chefes navais brasileiros. Na ocasião, estiveram presentes membros da comitiva visitante e representantes diplomáticos da República de Portugal no Brasil.

Com uma tripulação de 35 militares, dentre eles, três mulheres, o submarino percorreu cerca de 2800 milhas náuticas, ao longo de 20 dias, tendo patrulhado o Atlântico durante o trânsito, até o Rio de Janeiro. Desde que suspendeu da Base Naval de Lisboa, o Brasil é a segunda parada. Antes disso, o submarino passou por uma parada logística em Cabo Verde. A iniciativa Mar Aberto pressupõe o estabelecimento de contatos bilaterais e de relações diplomáticas entre Portugal e outros países, bem como a vigilância de espaços marítimos de interesse daquele país.

Antes de sair para o seu próximo destino, o submarino ficará atracado na BACS, entre os dias 7 e 12 de maio, e realizará um exercício com o submarino da Esquadra brasileira “Tikuna”. “A iniciativa será de grande ganho operativo, tanto para o Brasil quanto para Portugal, e representa mais uma oportunidade de promoção da interoperabilidade entre as duas Marinhas, elevando o nível de prontidão, capacitação e combate, bem como o estreitamento dos laços de amizade entre os dois países”, ressaltou o Comandante em Chefe da Esquadra (da Marinha do Brasil), Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário