Amazônia Azul Marinha SECIRM

Estúdio News deste sábado (4) discute a Economia marinha do Brasil

Entre os 27 estados brasileiros, 17 são banhados pelo mar, o que representa um grande potencial de crescimento da economia azul, contemplada pelas atividades econômicas desenvolvidas no mar como exploração de óleo e gás, transporte marítimo, mineração em alto mar, turismo de sol e praia, biotecnologia marinha, entre outras.

Com uma área de 5.7 milhões de quilômetros quadrados, a economia marinha já teria movimentado 1.5 trilhão de dólares, segundo Rodrigo Carvalho, capitão de Mar e Guerra, subsecretário na Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).https://b6bdab4ef386603a4fe91f08e4a17ffb.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

A expectativa é que em 2030 o PIB do mar dobre para 3 trilhões, a pesca, a aquicultura marinha, o processamento do pescado, toda a infraestrutura portuária e as eólicas offshore poderiam potencializar esse crescimento.

Em expansão no Brasil, a energia eólica offshore, produção de eletricidade por meio da força dos ventos em alto mar, pode alavancar o PIB.

“Existem 91 complexos em avaliação no Ibama para exploração dessa grande área marítima com relação a eólicas offshore. Hoje temos três grandes pontos, a costa do Nordeste, região norte do estado do Rio de Janeiro já no limite com o Espírito Santo, e a região sul do Brasil, principalmente Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul, no limite com o Uruguai. Seriam três áreas bastante interessantes para essa atividade econômica”, diz o subsecretário da CIRM.

A Marinha do Brasil irá implantar o Planejamento Espacial Marinho, ordenamento do espaço marinho na região sul do Brasil. O projeto piloto irá abranger a área marítima do norte do Paraná até o sul do Rio Grande de Sul.

“Esse planejamento visa alocar as atividades econômicas buscando objetivos econômicos, sociais e ambientais, ou seja, buscar sinergia das atividades, além de tentar reduzir e mitigar os conflitos existentes, com isso, conseguimos aumentar o potencial de retorno de desenvolvimento sustentável desse oceano”, destaca Rodrigo.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário