Destaque Marinha Mentalidade marítima

DPHDM recebe alunos de Escolas Municipais do Rio de Janeiro

 No mês de agosto de 2024, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promoveu uma ação integrada entre os Departamentos de Museologia, por meio da Divisão de Educação em Museus, e do Arquivo da Marinha, visando promover a consciência marítima na sociedade. Foram recebidos 81 alunos das Escolas Municipais Baltazar Lisboa e Leonel Azevedo.

No dia 10 de agosto, um grupo de crianças teve a oportunidade de vivenciar uma experiência educativa no Espaço Cultural da Marinha (ECM). Após assistirem ao filme “Greyhound”, elas participaram de uma visita guiada ao Navio Museu Bauru, conduzida pelo CT (FN) Vagner Rigola. A visita proporcionou uma imersão no ambiente naval, permitindo que as crianças explorassem de perto o histórico e o funcionamento de uma embarcação da Marinha do Brasil.

Nos dias 20 e 28 de agosto, as jovens continuaram suas atividades no Museu Naval (MN). No dia 20, elas foram direcionadas à exposição temporária “Tinta e Fogo: a esquadra por Balliester” e assistiram ao documentário “O Brasil na Batalha do Atlântico”, pertencente ao acervo do projeto “Cine DPHDM”, de coordenação do Arquivo da Marinha. Já no dia 28, além de explorarem a mesma exposição, assistiram ao documentário “Aquelas Mulheres de Farda”.

Essas atividades foram complementadas por uma visita à sala “Conhecer e Brincar”, onde os pequenos puderam expressar sua criatividade por meio de atividades lúdicas. As crianças foram convidadas a desenhar suas visões de uma esquadra futurista, estimulando a imaginação e a reflexão sobre o futuro da navegação. Essas atividades foram projetadas para educar e inspirar as novas gerações sobre o papel da Marinha do Brasil na evolução tecnológica das embarcações.

Alessandro Araújo, professor de História do 9º ano da Escola Municipal Teófilo Moreira da Costa, declarou: “Foi extremamente interessante estar com os alunos nesse lugar de memória dos alunos em que foi possível os alunos vissem e tivessem aulas sobre temas que eles viram na escola a partir do museu como cartografias, artefatos históricos, , fontes históricas das mais diversas e a importância da Marinha para a constituição do Brasil. É um projeto extremamente interessante e que ele possa perdurar por bastante tempo e com todas escolas da nossa rede. A Marinha e a Secretaria Municipal de Educação também pelo projeto”, disse.

O Museu Naval situa-se no Centro do Rio de Janeiro, na Rua Dom Manuel, nº 15, Praça XV. As visitas escolares ocorrem de terça a sexta-feira no horário de 13h às 15h. O agendamento pode ser realizado através do e-mail dphdm.educativo@marinha.mil.br. Maiores informações: (21) 2104-6851 – marinha.mil.br/dphdm/educacao-em-museus.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário