ESPORTE Vela

Ubatuba Sailing Festival começa nesta sexta-feira com recorde de participantes e primeira etapa da Copa Brasil de Vela Oceânica

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Começa nesta sexta-feira, dia 21, as disputas do 14º Ubatuba Sailing Festival, realizado pelo Ubatuba Iate Clube. A competição vai até o dia 23, domingo, e terá recorde de participantes. Até agora 70 veleiros estão inscritos, superando o recorde anterior que era na casa dos 50.

Destaque para os veleiros das classes BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos que compõe quase metade da flotilha com 30 barcos.

De volta ao calendário nacional  após o período da pandemia, a Copa Brasil de Vela Oceânica terá seu início a partir do evento. Ela irá premiar os melhores barcos da temporada de acordo com o desempenho nas mais tradicionais competições do país.

“Estamos muito felizes em anunciar o recorde de participantes no evento. O mais legal é que existe um equilíbrio em todas as classes com quantidade bem equilibrada na BRA-RGS, Bico de Proa, quantidade grande jamais vista de Multicascos e classe ORC presente”, disse Alex Calábria, organizador do evento.

O evento será o primeiro dos cinco do ano contando pontos para a Copa Brasil de Vela Oceânica.

“A Copa Brasil tem por finalidade reconhecer às equipes e embarcações de maior regularidade em cada uma das classes de oceano abrigadas e reconhecidas pela ABVO.  Haverá um único descarte para cada embarcação/equipe, sendo que o Campeonato Brasileiro da classe não poderá ser descartado”, disse Mario Martinez.

Além da premiação de melhores do ano por classe, a Associação Brasileira de Vela de Oceano realizará também o Prêmio Anual da entidade. Serão contemplados também  a melhor embarcação , a equipe revelação do ano, o velejador do ano, uma Personalidade da Vela e também Clubes e entidades organizadoras de todo o Brasil com três indicações realizadas pela Diretoria e o Conselho até o dia 10 de novembro. A votação ficará aberta ao público até o dia 10 de dezembro e os vencedores receberão premiação em local a ser definido posteriormente.

Cada veleiro precisa estar em dia como associado da ABVO para participar da Copa Brasil.

Além do Ubatuba Sailing Festival, contarão pontos para a Copa Brasil de Vela os seguintes competições:

– Campeonato Brasileiro ORC, que será realizado durante a Semana de Vela de Angra dos Reis, entre 7 e 10 de setembro,

– Semana de Vela de Ilhabela, em julho, que será o Campeonato Brasileiro da classe BRA-RGS;

– Circuito Rio de Vela Oceânica, em novembro;

– 4ª etapa da Copa Mitsubishi, no fim de novembro,

– Contarão pontos também os Campeonatos Brasileiros de MOCRA e dos Clássicos com datas e locais a serem definidos.