
Niterói, maior polo de Va´a do país, estará representado na raia na disputa do inédito Campeonato Mundial em formato maratona que acontece no Brasil e na cidade com sede na Praia de São Francisco a partir do dia 15.
Marta Terra, de 51 anos, com título Sul-Americano no currículo e o vice Pan-Americano na temporada passada, vai representar o país na categoria V1 Master 50 anos em busca do título: “Tive a emoção de participar de representar meu País em outros Mundiais como na Austrália, Havaí, mas realmente competir em casa, na nossa raia, com a torcida da família e dos amigos, é muito melhor que qualquer sonho que eu pudesse ter. Confesso que só em participar deste momento já é algo grandioso e muito sonhado, e será um momento inesquecível, com certeza. Após conquistar o Vice-campeonato na categoria, no individual e em equipe, pelo Clube Naval de Charitas, com minha equipe Mana Brasil, ano passado, no Pan Americano que aconteceu na mesma raia que acontecerá o Mundial, terei a oportunidade novamente de representar toda uma comunidade”, destacou a atleta que pratica o esporte desde os 39 anos de idade.
Para isso ela vem se preparando com afinco e sob a tutela do treinador Sebastián Cuattrin, multi medalhista Pan-Americano de Remo: “É essencial estar bem-preparada, pois não é uma conquista apenas do atleta, mas de todos que o apoiam no dia a dia: a família, os amigos, os apoios. Venho mantendo uma rotina de treinos na água, com a assessoria do meu técnico, Sebastián Cuattrin, que é o responsável pela minha preparação física na água, além disso os treinos na academia que me apoia desde o início, XFusion, sessões de fisioterapia com Ana Beatriz Oliveira, sessões de ozônio, para recuperação muscular, com Djanine Sacramento, sem falar na rotina de exames com a Dra. Joelma Dominato, cardiologista e da alimentação, com a Dra. Roberta Crespanme. Renunciamos a muitas coisas para conseguir alcançar os objetivos, e tudo vale a pena. O plano é dar o meu melhor, colocar aquele sorriso no rosto e representar da melhor maneira que puder meu País e a todos aqueles que torcem por ele. Me sinto muito realizada de estar fazendo parte disso.”
Outra niteroiense na disputa é a irmã dela, Tereza, que disputará a competição na categoria Master 60 e merece um carinho especial de Marta: “Miinha é minha mentora da vida, atleta de canoa também, irá representar nosso país neste Mundial, com sua equipe as Kamanas, na Master 60, é aquela que antes de eu ter meu primeiro treinador, sempre acreditou e quando duvidei, ela acreditou por mim”, apontou.
Ao todo serão 819 atletas de 26 países em provas realizadas em percursos que chegam a 24km, com largada na Baía de Guanabara e passando pela Praia de Piratininga e voltando para São Francisco, em um trajeto que desafia os atletas e encanta o público com as belezas naturais de Niterói.
A cerimônia de abertura acontece no dia 15 de agosto, às 19h, com entrada gratuita e uma programação especial que inclui shows, praça de alimentação e expositores. No dia seguinte, 16 de agosto, a partir das 7h, começam as disputas oficiais que vão até o dia 20.
Estarão representados a Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, Fiji, França, Futuna & Wallis, Grã-Bretanha, Havaí, Hong Kong, Ilhas Cook, Ilhas Norfolk, Itália, México, Nova Caledônia, Nova Zelândia,, Panamá, Peru, Rapa Nui, Samoa Americana e o Tahiti.
O Brasil terá ainda na disputa:
Masculino:
Luan dos Reis – V1 Júnior 16
Kaique Passos – V1 Júnior 19
Equipe Brasil V6 – Júnior 19, Master 40 e Master 50
Mauro Fernandes – V1 Master 50
Feminino:
Luana Vitorazo – V1 Open
Nina Peres – V1 Júnior 19
Marta Terra – V1 Master 50
Equipe Brasil V6 – Master 40
Mais do que uma competição, o Mundial será um grande festival à beira-mar. O público poderá aproveitar uma estrutura completa com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento.
Adicionar Comentário