ESPORTE Surf

Ítalo Ferreira é indicado ao Melhor Atleta de Ação no prêmio Laureus

Após votação da imprensa esportiva mundial, uma brilhante seleção dos maiores esportistas, masculinos e femininos, e das melhores equipes do mundo foi indicada para o Laureus World Sports Awards 2022. 

Apesar das muitas interrupções causadas pela pandemia de covid-19, o retorno dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, da Eurocopa e de outros grandes torneios e eventos em 2021, proporcionou um ano de performances esportivas impressionantes e os indicados do Prêmio Laureus World Sports foram escalados para os papéis principais. 

Seis indicados foram selecionados em cada uma das sete categorias, e os nomes dos vencedores serão revelados em abril, após votação da Laureus World Sports Academy, a nata do júri desportivo mundial, composto por 71 das maiores lendas do esporte de todos os tempos.

A batalha pelo Laureus World Sportsman of the Year Award será uma das mais concorridas da história. Foram estes os indicados: Tom Brady, o maior quarterback da NFL; o artilheiro goleador do Bayern de Munique, Robert Lewandowski; o novo campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen; o número 1 do mundo do tênis, Novak Djokovic; e dois dos maiores atletas olímpicos: o nadador Caeleb Dressel, que ganhou cinco medalhas de ouro em Tóquio, e Eliud Kipchoge, que conquistou medalhas de ouro consecutivas na maratona. 

– Max Verstappen sobre sua indicação – “Muito obrigado a mídia mundial por me nomear para o prêmio Laureus de Atleta Masculino do Ano. É incrível ser nomeado depois da intensa temporada 2021 de Fórmula 1. O maior agradecimento, entretanto, precisa ir para a minha equipe, Red Bull Racing, que junto com a Honda me ofereceu um carro vencedor. Por muitos anos, a equipe lutou e incentivou a melhorar e diminuir a lacuna, e no fim, nós conseguimos. Ser o campeão mundial é algo incrível. E também um grande agradecimento aos meus fãs por me apoiarem, é realmente incrível ver o “Exército Laranja” por todo o mundo.”

O grandioso atleta de corrida de pista e Membro da Academia Laureus Sebastian Coe disse: “Eu penso que podemos concluir que Eliud Kipchoge é, atualmente, o maior maratonista de todos os tempos. Tive o grande privilégio de assisti-lo vencer seu título olímpico em Sapporo. Ele estava tão em comando da corrida naquele dia. A contribuição dele ao atletismo é Muhammad Ali-esque’. 

Várias performances olímpicas históricas dominam a categoria Laureus World Sportswoman of the Year AwardElaine Thompson-Herah igualou o velocista jamaicano Usain Bolt com medalhas de ouro nos 100, 200 e revezamento 4 x 100 metros; Allyson Felix superou Carl Lewis como atleta olímpica mais premiada dos EUA; os quatro ouros e três bronzes da nadadora australiana Emma McKeon igualaram o recorde de maior número de medalhas já conquistadas por uma mulher em uma única Olimpíada; e a nadadora americana Katie Ledecky ganhou mais duas medalhas de ouro e duas de prata. Também foram selecionadas a tenista número 1 do mundo, Ashleigh Barty, que venceu Wimbledon, e Alexia Putellas, capitã da equipe feminina do FC Barcelona.

O membro da Academia Laureus e lenda do atletismo Michael Johnson disse: “Tem um outro atleta que dominou completamente seu esporte ano passado. Elaine Thompson-Herah, 100 metros, 200 metros, repetindo como campeão, o que é muito difícil de fazer, e ameaçando um dos mais antigos e impressionantes recordes mundiais nos registros, os 100 metros feminino. Quero dizer, não falamos em ninguém que se aproximou desse recorde por anos”. 

A britânica Emma Raducanu tornou-se a sensação mundial do tênis quando venceu o US Open com apenas 18 anos de idade e, sem nenhuma surpresa, foi uma das indicadas ao Laureus World Breakthrough of the Year Award, juntamente com o russo Daniil Medvedev, que conquistou o título masculino. As outras indicações foram para: Neeraj Chopra, o primeiro indiano a ganhar uma medalha de ouro olímpica no atletismo; Pedri, prodígio do futebol espanhol de apenas 19 anos, eleito o melhor jovem jogador na premiação Bola de Ouro; a venezuelana Yulimar Rojas, que quebrou o recorde mundial do salto triplo após 26 anos; e a australiana Ariarne Titmus, que fez sua estreia olímpica aos 20 anos de idade, derrotando a atual campeã Katie Ledecky nos 200 e 400 metros.

As indicações ao Laureus World Comeback of the Year incluem vários gigantes do esporte, além de um jovem brilhante. A notável ginasta Simone Biles mostrou coragem e determinação ao retornar à competição para ganhar uma medalha de bronze na trave, em Tóquio; Mark Cavendish lutou contra problemas de saúde mental e física para igualar o recorde de Eddie Merckx, de 34 vitórias em etapas do Tour de France; Tom Daley passou por uma cirurgia no joelho em junho, mas mesmo assim ganhou sua primeira medalha de ouro olímpica nos saltos ornamentais; o oito vezes campeão mundial de MotoGP, Marc Márquez, comemorou sua primeira conquista de um Grande Prêmio em 581 dias após uma fratura no braço; e a ciclista holandesa, Annemiek van Vleuten, que venceu a prova de contrarrelógio olímpico três dias depois de perder o ouro na corrida de estrada. Uma das jovens mais talentosas de um grupo impressionante de jovens skatistas, Sky Brown, se recuperou de uma fratura no crânio para ganhar uma medalha de bronze em Tóquio, com apenas 13 anos e 28 dias de idade.

Após a conquista da Eurocopa 2020, a brilhante Seleção de Futebol Masculino da Itália está entre os favoritos para o Laureus World Team of the Year Award. Há duas outras indicações no futebol: a Seleção de Futebol Masculino da Argentina, de Lionel Messi, que venceu a Copa América, e o Time de Futebol Feminino do FC Barcelona, que conquistou seu primeiro título da Champions League. Somam-se a elas a Equipe Olímpica de Saltos Ornamentais da China, que ganhou medalhas de ouro em sete dos oito eventos, o Milwaukee Bucks, com a incrível performance de Giannis Antetokounmpo e o fim de uma longa espera de 50 anos por um segundo título da NBA e a Equipe de Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas, que conquistou o oitavo Campeonato Mundial de Construtores de forma consecutiva, um recorde na categoria.

O técnico italiano, Roberto Mancini disse: “Nós estamos muito animados por ter sido nomeados ao tão importante Prêmio Laureus e, em nome de todo o time, eu agradeço a mídia mundial pelo apoio. A Itália venceu esse prêmio depois da conquista da Copa do Mundo de 2006. Esse foi um dia histórico para o futebol italiano – e eu acredito que o que alcançamos ano passado talvez seja ainda mais importante por muitas razões. O futebol italiano não estava bem depois de não conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2018, e o país estava sofrendo com muitos problemas causados pela pandemia de COVID. Mas a seleção nacional é um símbolo do país que em momentos difíceis sempre soube como se levantar novamente. Então, muito obrigado Laureus por compreender isso.

Todos os indicados ao Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award alcançaram o sucesso em 2021 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

O atleta cadeirante suíço Marcel Hug mostrou sua melhor forma conquistando quatro medalhas de ouro – nos 800, 1.500 e 5.000 metros, além da maratona; a holandesa Diede De Groot se tornou a primeira esportista a conquistar o Golden Slam no tênis em cadeira de rodas; o japonês Shingo Kunieda, herói do país anfitrião, conquistou a quarta medalha de ouro paralímpica de sua carreira; a holandesa Jetze Plat ganhou três medalhas de ouro paralímpicas em dois esportes diferentes, o triatlo e o ciclismo de estrada; a campeã mundial espanhola Susana Rodriguez ganhou sua primeira medalha de ouro paralímpica; e a britânica Sarah Storey ganhou três medalhas de ouro em três eventos, tornando-se a atleta paralímpica de maior sucesso da Grã-Bretanha. 

Marcel Hug disse: “Eu tive a honra de vencer esse prêmio tão especial em 2018 e ser nomeado novamente esse ano foi provavelmente ainda melhor quando incluiu a conquista de quatro medalhas nos Jogos Paralímpicos. Eu não acho que Tóquio poderia ter ido melhor para mim e ser votado como o Melhor Atleta Masculino dos jogos foi um momento único que eu nunca esquecerei. E ser nomeado novamente para o prêmio na categoria Atleta com Deficiência fez ser ainda mais memorável na minha carreira”. 

Ítalo Ferreira e Carissa Moore foram os surfistas de destaque de 2021, ambos são indicados ao Laureus World Action Sports Award.  Ítalo ganhou o primeiro ouro olímpico masculino da história e Moore conquistou a primeira medalha de ouro olímpica feminina da história e seu quinto campeonato mundial. Estes foram os outros indicados: o escalador espanhol Alberto Gines; o japonês Yuto Horigome, vencedor da primeira medalha de ouro olímpica no skate; Momiji Nishiya, ganhadora da primeira medalha de ouro no skate de rua feminino aos 13 anos e 267 dias de idade; e a britânica Bethany Shriever, primeira mulher a ganhar, no mesmo ano, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos e no Campeonato Mundial de BMX.

Todos os anos, o Laureus Sport for Good Award reconhece um programa esportivo comunitário que ajudou a melhorar a vida dos jovens e a unir as comunidades. Cinco programas inspiradores e transformadores foram selecionados por um painel especializado.

Ich will da rauf! (“Quero chegar lá em cima”) na Alemanha, permite que pessoas com e sem deficiência se reúnam e compartilhem os desafios de escalar paredes. O projeto Jucà Pe Cagnà, em Sanita, Itália, fornece locais para jovens praticarem esporte longe da influência de organizações criminosas. A organização sem fins lucrativos Kick 4 Life, no Lesoto – país com a segunda maior prevalência de HIV do mundo (23,2%) –, ajudou mais de 250 mil jovens por meio de uma ampla gama de atividades, incluindo educação em saúde, testes de HIV, alfabetização e orientação. O programa comunitário Lost Boyz Inc., através do beisebol e softbol em Chicago, EUA, tem o treinamento de beisebol e softbol em sua essência, ajudando a diminuir a violência de gangues, melhorando as condições sociais e proporcionando oportunidades financeiras e acadêmicas aos jovens da comunidade de South Shore. 

Monkey Magic, no Japão, fundado pela lenda da paraescalada, Koichiro Kobayashi, que perdeu a visão aos 28 anos de idade. Em busca de seus objetivos, Kobayashi criou o programa para promover a escalada livre entre pessoas com deficiência visual.

Devido às limitações e incertezas atuais causadas pela pandemia de covid-19, a cerimônia de 2022 será realizada nos moldes da bem-sucedida premiação “virtual” de 2021 da Laureus. O evento continuará celebrando as conquistas dos atletas e as histórias inspiradoras do mundo do esporte. 

Esta é a lista completa dos indicados:

LAUREUS WORLD SPORTSMAN OF THE YEAR AWARD

Tom Brady (EUA) Futebol americano – maior quarterback da NFL, Brady atingiu o recorde de sete títulos do Super Bowl

Novak Djokovic (Sérvia) Tênis – Djokovic conquistou três Grand Slams em 2021, alcançando 20 títulos do torneio em sua carreira

Caeleb Dressel (EUA) Natação – o nadador americano ganhou cinco medalhas de ouro olímpicas em Tóquio

Eliud Kipchoge (Quênia) Atletismo – Kipchoge alcançou a marca de terceira pessoa na história a vencer maratonas olímpicas consecutivas 

Robert Lewandowski (Polônia) Futebol – em uma temporada pelo Bayern, Lewandowski superou o recorde de 40 gols de Gerd Muller

Max Verstappen (Holanda) Automobilismo – em 2021, o piloto holandês ganhou seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1

LAUREUS WORLD SPORTSWOMAN OF THE YEAR AWARD

Ashleigh Barty (Austrália) Tênis – número 1 do mundo, a tenista australiana venceu Wimbledon, seu segundo Grand Slam da carreira

Allyson Felix (EUA) Atletismo – Allyson superou Carl Lewis como atleta olímpica mais premiada dos EUA 

Katie Ledecky (EUA) Natação – a nadadora americana ganhou o ouro nos 800 e 1.500 metros livres, em Tóquio, além de duas medalhas de prata 

Emma McKeon (Austrália) Natação – Emma ganhou quatro ouros e três bronzes em Tóquio, a maior marca individual 

Alexia Putellas (Espanha) Futebol – capitã do Barcelona, Alexia ganhou a Bola de Ouro e o prêmio de Jogadora do Ano da UEFA

Elaine Thompson-Herah (Jamaica) Atletismo – a atleta conquistou o ouro olímpico nos 100, 200 e revezamento 4 x 100 metros

LAUREUS WORLD TEAM OF THE YEAR AWARD

Seleção de Futebol Masculino da Argentina – ganhou a Copa América, primeiro troféu internacional de Lionel Messi, aos 34 anos

Time de Futebol Feminino do Barcelona (Espanha) – conquistou o primeiro título da Champions League, derrotando o clube inglês Chelsea por 4 a 0

Equipe Olímpica de Saltos Ornamentais da China – ganhou medalhas de ouro em sete dos oito eventos realizados na piscina, em Tóquio

Seleção de Futebol Masculino da Itália – sob o comando de Roberto Mancini, venceu a Eurocopa pela primeira vez desde 1968 

Equipe de Fórmula 1 Mercedes-AMG Petronas (Alemanha) – ganhou o oitavo Campeonato de Construtores de forma consecutiva, um recorde na categoria

Milwaukee Bucks (EUA) Basquete – com a inspiradora performance de Giannis Antetokounmpo, ganhou um segundo campeonato da NBA

LAUREUS WORLD BREAKTHROUGH OF THE YEAR AWARD

Neeraj Chopra (Índia) Atletismo – Chopra venceu a prova de lançamento de dardo e se tornou o primeiro indiano a conquistar um ouro olímpico no atletismo 

Daniil Medvedev (Rússia) Tênis – o tenista russo venceu seu primeiro Grand Slam, perdendo apenas um set no US Open

Pedri (Espanha) Futebol – aos 19 anos, Pedri jogou 53 vezes na temporada 2020/21 pelo Barcelona e todos os jogos pela Espanha na Eurocopa 2020

Emma Raducanu (Reino Unido) Tênis – Raducanu se tornou uma sensação mundial ao conquistar o US Open com apenas 18 anos

Yulimar Rojas (Venezuela) Atletismo – a atleta venezuelana quebrou o recorde mundial de 26 anos ao ganhar o ouro no salto triplo, em Tóquio

Ariarne Titmus (Austrália) Natação – aos 20 anos, Ariarne venceu a campeã Katie Ledecky nos 200 e 400 metros, em Tóquio

LAUREUS WORLD COMEBACK OF THE YEAR AWARD

Simone Biles (EUA) Ginástica artística – depois de se retirar dos Jogos de Tóquio, Biles retornou para ganhar o bronze na trave

Sky Brown (Reino Unido) Skate – aos 13 anos de idade, Sky se recuperou de uma fratura no crânio e ganhou a medalha de bronze em Tóquio

Mark Cavendish (Reino Unido) Ciclismo – Cavendish lutou contra a depressão e conquistou o segundo título de sprint do Tour de France

Tom Daley (Reino Unido) Saltos ornamentais – Daley passou por uma cirurgia no joelho em junho, mas conquistou o ouro nos saltos ornamentais sincronizados plataforma de 10 metros, em Tóquio

Marc Márquez (Espanha) Motociclismo – o piloto espanhol obteve sua primeira vitória em 581 dias, depois de se recuperar de uma fratura no braço no início de 2020

Annemiek van Vleuten (Holanda) Ciclismo – Annemiek venceu o contrarrelógio olímpico dias depois de perder o ouro na corrida de estrada

LAUREUS SPORTSPERSON OF THE YEAR WITH A DISABILITY AWARD

Diede De Groot (Holanda) Tênis em cadeira de rodas – Diede foi a primeira jogadora a conquistar o Golden Slam (ganhar todos os quatro títulos e o ouro olímpico) 

Marcel Hug (Suíça) Atletismo em cadeira de rodas – Marcel ganhou medalhas de ouro paralímpicas nos 800, 1.500 e 5.000 metros, além da maratona

Shingo Kunieda (Japão) Tênis em cadeira de rodas – herói do país anfitrião, Kunieda ganhou o quarto ouro paraolímpico de sua carreira

Jetze Plat (Holanda) Paraciclismo/Paratriatlo – Jetze ganhou três medalhas de ouro paralímpicas em dois esportes

Susana Rodríguez (Espanha) Paratriatlo – em Tóquio, Susana conquistou o ouro no triatlo PTVI, sua primeira medalha paralímpica

Sarah Storey (Reino Unido) Paraciclismo – a paraciclista ganhou três ouros em três eventos, alcançando a marca de 17 na carreira

LAUREUS WORLD ACTION SPORTSPERSON OF THE YEAR AWARD

Ítalo Ferreira (Brasil) Surfe – em Tóquio, o brasileiro se tornou o primeiro ganhador da medalha de ouro olímpica de surfe 

Alberto Ginés (Espanha) Escalada esportiva – aos 18 anos, Ginés escalou uma parede de 15 metros em 6,42 segundos e ganhou o ouro na escalada de velocidade

Yuto Horigome (Japão) Skate – Horigome ganhou o primeiro ouro olímpico de skate, para deleite do país anfitrião

Carissa Moore (EUA) Surfe – a americana conquistou o primeiro ouro olímpico feminino de surfe e, pouco tempo depois, o quinto título mundial da carreira

Momiji Nishiya (Japão) Skate – aos 13 anos de idade, a skatista japonesa ganhou a primeira medalha de ouro olímpica no evento de rua feminino

Bethany Shriever (Reino Unido) BMX – Bethany se tornou a primeira mulher a ganhar o ouro olímpico e o Campeonato Mundial no mesmo ano

LAUREUS SPORT FOR GOOD AWARD

Programas indicados por um júri especializado; a Laureus Academy seleciona o vencedor

Ich will da rauf! (Alemanha) Escalada esportiva – pessoas com e sem deficiência compartilham o desafio da parede de escalada

Jucà Pe Cagnà (Itália) Vários esportes – fornece locais seguros para a prática de esporte longe da influência do crime

Kick 4 Life (Lesoto) Futebol – apoia os jovens por meio de educação em saúde e testes de HIV

Lost Boyz Inc. (EUA) Beisebol/Softbol – usa o beisebol, em Chicago, para diminuir a violência e melhorar as condições sociais

Monkey Magic (Japão) Escalada esportiva – promove a escalada livre para pessoas com deficiência visual