ESPORTE Vela

Iate Clube de Brasília sedia XXX Copa da da Juventude

Crédito: CBVela

Em parceria com CBVela, Federação Náutica de Brasília e Comitê Brasileiro de Clubes, Iate recebe mais de 120 velejadores de 10 estados e do Distrito Federal

O Iate Clube de Brasília, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Federação Náutica de Brasília, realiza a 30ª Copa da Juventude. A competição, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, abre a temporada de 2024 do universo das regatas. Repleto de jovens talentos, o torneio poderá revelar os futuros campeões olímpicos das águas, assim como impulsionar o esporte jovem no país.

Mais de 120 velejadores, de 14 a 21 anos, são esperados para competir nas seguintes modalidades: das classes ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite. Os atletas são do Distrito Federal e dos estados: RS, SC, SP, RJ, ES, PR, BA, PE, CE e PB.

A Copa da Juventude representa uma oportunidade significativa para os jovens velejadores por oferecer uma competição de alto nível e uma chance de destravar o caminho para torneios internacionais.

Com tradição nesse esporte olímpico, o Iate Clube prevê formar uma flotilha com cerca de 22 velejadores. A vantagem é que eles já conhecem a raia brasiliense, que exige técnica e habilidade dos atletas, por apresentar rondadas de vento constante. Os técnicos Andrey Godoy e Marco Calonico estarão acompanhando e orientando os Iatistas durante o torneio.

Um dos atletas proeminentes do Iate Clube é Renato Luneta, da classe ILCA 4. Número 1 do sub-19, ele é o atual campeão da Copa Brasil de Vela, competição em que o velejador venceu oito das nove regatas.

Empolgado para disputar a Copa da Juventude, Luneta destaca que o “campeonato será de alto nível e será extremamente proveitoso para trocar experiências e técnicas”. O último campeão da Copa Brasil de Vela sabe que “acredito que todos têm chances de fazer um bom campeonato, mas tudo pode acontecer”.

Renato Luneta sabe que a flotilha do Iate está bem treinada e conta com um bom número de velejadores. O atleta aposta que o campeonato será “bom para a evolução de todos” e aproveitou para desejar “um bom campeonato para todos (competidores)”.

A velejadora Sofia Rocha é uma das promessas do Clube para o torneio. A atual campeã brasileira irá competir pela modalidade IQFoil. No currículo, a atleta já tem os títulos de bicampeã sul-americana e bicampeã da Copa da Juventude, competição organizada pela CBVela.

O Iate será representado por Vitória Viegas, a campeã brasileira feminina da categoria Optimist 2023 mudará de categoria e estreará na 29er na Copa da Juventude. O barco da categoria é uma novidade no Iate Clube e é feito para dois tripulantes. Para a competição de janeiro, Vitória terá a companhia de Maria Fernanda Osório.

Outros velejadores Iatistas para deixar no radar são: Uthar Matheus Sotero Veiga e Luiz Felipe Giagio, o Pipe, que participou recentemente de uma regata nos Estados Unidos, na classe Snipe.

A Copa da Juventude é um evento oficial da CBVela. O torneio é de suma importância para os atletas, pois serve de classificatório para o Campeonato Mundial da Juventude.