ESPORTE Remo

FRERJ promove primeira etapa do Estadual de Remo do Rio de Janeiro, neste domingo, no Estádio da Lagoa

Domingo, dia 7 de maio, a partir de 9h, é dia de competição para quem gosta de competir e tem braços fortes, porque a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) dá início ao 125º campeonato dessa categoria, no Estádio de Remo da Lagoa, com seis regatas distintas ao longo de 2023, sempre aos domingos. A última prova está prevista para 19 de novembro, quando o público conhecerá o clube campeão, além dos respectivos campeões nas categorias por gênero, idade e peso. A entrada é franca e o público pode participar de todas as regatas, fazer aquela comemoração e torcer por uma das sete agremiações participantes: CR do Flamengo, CR Vasco da Gama, Botafogo de FR, CR Guanabara, CR Piraquê, CR Rio de Janeiro e Escola Naval. Entrada franca.

 O economista João Gualberto Teixeira de Melo, presidente da FRERJ e ex-atleta de remo, informa que este campeonato esportivo é o mais antigo do Brasil.

 “A largada ocorrerá às nove da manhã, do double-skiff Júnior A masculino, embarcação que leva dois remadores, entre 17 e 18 anos. E o troféu em disputa é o mais antigo do Brasil, um dos mais antigos do mundo, disputado desde 1897. Trata-se de uma escultura em bronze, com 70 cm de altura, do artista catalão Antônio Bofill. Todos aqui da FRERJ convidam o público para ver esta competição num dos mais lindos pontos turísticos do Rio”.  

Programação esportiva

9h – 1ª Prova

Skiff duplo junior A masculino – distância 2.000m

Dois remadores, entre 17 e 18 anos, portando 2 remos cada um.

Prova valendo pontuação em dobro.

9h15h2ª Prova – distância: 2.000m

Skiff Quadruplo Aspirantes Feminino

Quatro remadoras iniciantes, com até 4 vitórias, portando 2 remos cada uma.

9h30h3ª Prova – distância: 2.000m

Skiff Simples Classe Aberta Feminino

Uma remadora, de qualquer idade a partir dos 17 anos, portando 2 remos.

Prova valendo pontuação em dobro.

9h45h4ª Prova – distância: 2.000m

Skiff Quadruplo – Peso Leve – Masculino

Quatro remadores (em média).

Estádio de Remo da Lagoa, construído na década de 50, aguarda lançamento de edital que indicará o novo concessionário, pela Secretariada Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro

O Estádio de Remo da Lagoa, construído em 1954 – quase 30 anos depois de desmontado o histórico Pavilhão de Regatas da Praia de Botafogo -, onde desde o século XIX acontecia o campeonato, encontra-se sem destino definido, o que vem causando apreensão na comunidade do Remo. Seu futuro será decidido através do lançamento de um edital, pela Secretaria da Casa Civil do Estado do RJ, embora sem data certa para ser lançado. João Gualberto informa que “a Secretaria ficou responsável pelo estádio, após a saída do antigo concessionário, que o explorava desde os anos 90, com cinemas, restaurantes e casa de shows, no que foi chamado então de Complexo Lagoon”. João Gualberto conclui sua fala evocando o poeta Olavo Bilac, grande entusiasta do esporte no despertar do século XX, que assim escreveu, ao ver consolidados os clubes de regatas, Flamengo, Vasco e Botafogo: “Dia virá em que se há de reconhecer a grandeza dos serviços que os clubes de regatas estão prestando ao Brasil”.