ESPORTE Vela

Com velejador olímpico, equipe gaúcha busca o Bicampeonato Brasileiro na Semana Internacional de Vela de Angra dos Reis

Equipe crioula / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

A equipe gaúcha do Crioula 52, do moderno barco TP-52, do Veleiros do Sul, chegará com um time modificado para lutar pelo bicampeonato Brasileiro na classe ORC, a mais prestigiada do mundo da Vela de Oceano. O Campeonato ocorre durante a Semana de Vela de Angra dos Reis, que acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, com sede no Angra dos Reis Marina Clube. O evento tem a parceria da Prefeitura de Angra dos Reis.


O time comandado por Eduardo Plass terá como tático Samuel Albrecht, medalhista pan-americano e com participações nos últimos Jogos Olímpicos na classe Nacra-17. A equipe é a atual campeã brasileira após o título conquistado em Florianópolis (SC) no ano passado. Ele destaca que Angra dos Reis é uma das casas da equipe: “A expectativa é grande, Angra é digamos a nossa casa, onde o barco fica guardado onde nosso comandante tem casa. Conseguimos ficar alojados, todos na mesma casa então é muito legal e as condições de Angra são bem legais para o barco velejar com água lisa, região muito bonita com vento muito oscilante o que é um desafio para os táticos tomarem as melhores decisões e no tempo certo”, destaca Albrecht que aponta fortes concorrentes na luta pelo bicampeonato nacional e pelo troféu da Semana de Vela de Angra dos Reis.


“Todo mundo quer derrotar o Crioula e estaremos preparados.  Teremos grandes adversários como o Phoenix, os dois da Argentina, o Sandokan e o Katara, barcos bem competitivos além do Rudá, barco que pode surpreender. Angra dos Reis é uma raia onde muita coisa pode acontecer. Acho que será um Campeonato muito bem disputado”, destacou Albrecht que apontou a tripulação modificada para a disputa: “Nossa tripulação está definida. Tivemos quatro alterações em relação à Semana de Vela de Ilhabela. Perdemos um dos trimmers, o proeiro, o navegador e o Hanner. Vamos sentir falta, mas substituímos por velejadores de alto nível e acreditamos que o barco seguirá velejando muito bem”.

Phoenix / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias


Um dos fortes concorrentes é o barco do Iate Clube de Santos (SP), o Phoenix. Após a aposentadoria de Eduardo Souza Ramos, a equipe passou a ser comandada por Fabio Cotrim e Mauro Dottori e também contará com velejadores de peso como Jorge Zarif, quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, com mais duas participações olímpicas e quatro títulos mundiais na classe Finn. Ainda estará Juninho Jesus que faz parte da Seleção Brasileira de Vela da SSL Gold Cup.


“Estamos bem contentes com esse Brasileiro em Angra , ano passado estivemos na regata e nos divertimos muito , o local é maravilhoso e a raia nos surpreendeu com ventos constantes e dias lindos ! O primeiro objetivo que temos é nos divertir !  Quanto ao campeonato brasileiro , temos um time muito experiente, mas ainda  estamos buscando  ajuste de tripulação, trimagem, velocidade e entendendo melhor o VMG do barco em diversas situações  . Sabemos que ainda não tiramos tudo do barco e os concorrentes são muito fortes , vai ser uma briga muito boa. Temos o Crioula , Sandokan, da Argentina, entre outros que mostraram muita força na Ilhabela e ainda temos o King , Boto e Ruda além de outros barcos que podem surpreender nas condições de Angra . Vai ser um Brasileiro muito competitivo”, destacou Cotrim.


Até o momento são cerca de trinta barcos na disputa da competição, metade deles para o Campeonato Brasileiro ORC. As disputas na água começam na quinta-feira, dia 7, a partir das 12h, e seguem com regatas diárias até o domingo com a premiação a partir das 18h no Angra dos Reis Marina Clube.


A quarta-feira será reservada para a garotada de projetos sociais que irão navegar na ação social promovida pelo evento. Serão vinte pequenos velejadores sendo quatro do Projeto Grael de Mangaratiba, quatro da Escola de Vela do Angra dos Reis Marina Clube, cinco do Instituto Náutico Paraty e sete da Escola Social Náutica Ilha Grande. A regata terá largada às 12h com Regata na Baía do Colégio Naval. As crianças chegam a partir das 9h e a concentração será a partir das 11h. Logo após a regata, elas serão premiadas e irão almoçar no Angra dos Reis Marina Clube.


No dia 6 será realizado ainda o Credenciamento e o Jantar Oficial no Angra dos Reis Marina Clube. Ao término de todos os dias de regata haverá shows com Rock e Blues , DJ e Canoa de Cerveja para os participantes.

As classes convidadas para a disputa são, além da ORC, a BRA-RGS, A RGS Clássicos, Bico de Proa , Cruzeiro e Multicasco. As inscrições seguem abertas pelo site https://inscricoes.corridaeaventura.com.br/event/regata-a-vela/752-1-aviso-de-regata-semana-de-vela-de-angra-dos-reis-2023 .