Seis remadores e velejadores do RJ e ES saíram no dia 24 de Arraial D´Ajuda (BA) e chegarão neste final de semana na praia de Jurujuba, em Niterói, na maior expedição de canoa havaiana. Para cumprir o último trecho, eles sairão de madrugada e vão remar de noite e por 120 km rumo ao destino final.
A 4ª edição da Expedição Anamauê seguiu viagem na quinta-feira saindo da praia de Manguinhos, em Búzios (RJ), e aportando em Arraial do Cabo (RJ) após 40km de viagem.
Nesta sexta-feira a tripulação sairá de madrugada com previsão de chegada ao destino final, na praia de Jurujuba, em Niterói (RJ), do Centro de Estudos do Mar – CEM, no período da tarde, depois das 14h para completar os últimos 120km de remada/velejada da expedição.
Os velejadores/remadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo saíram no dia 24 de dezembro, na véspera de Natal, de Arraial d´Ajuda, no sul da Bahia, e vão finalizar o trajeto após 650 milhas náuticas navegadas (mais de 1.000km), na maior expedição de canoa havaiana do Brasil e, em trajeto inédito.
“Remada desta quinta foi sem vela, 40km, apenas remamos para chegarmos nesse paraíso que é Arraial do Cabo aproximadamente cinco horas. Agora vamos com tudo pra esse último dia que será extremamente duro. Vamos acordar meia-noite para sair em torno das 2 da madrugada. Vimos que o mar estará em subida, mas nem tanto, com ondulação de sul, de um metro e meio. Nossa intenção é chegar em Niterói (RJ). Caso dê algo errado, temos a opção de aportar em Saquarema (RJ) para concluirmos a expedição no sábado, mas a ideia é não precisar fazer isso. Viramos a última ponta hoje, agora é só uma reta, mas sabemos que o mar é diferente a cada dia”, disse o niteroiense Douglas Moura, líder da tripulação.
Dos 21 dias de expedição até aqui, eles velejaram e remaram em treze deles. O primeiro destino foi a praia de Corumbau, no município de Prado (BA), depois desembarcaram na praia do Prado (BA). Condições ruins impediram que a tripulação saísse no dia 26. No dia 27 foram para Nova Viçosa navegando e remando por 80km. Na segunda-feira tiveram que abortar a chegada na divisa com o Espírito Santo por uma tempestade e desembarcaram na praia de Mucuri, a Costa Dourada. O último trajeto antes da virada do ano foi até Regência, o maior deles com 100km onde aportaram na base da Canoa Polinésia Pataxó, comandada por Ranin Thomé, um dos líderes da 4ª Expedição Anamauê. No dia 2 rumaram para a capital do ES, Vitória. No dia 3 partiram em trajeto mais curto para Anchieta (ES) e no dia 4 foram para o extremo sul do estado, em Marataízes (ES) até cruzarem a divisa com o RJ na terça-feira da semana passada passada onde foram obrigados a ficarem três dias esperando as condições do mar melhorarem. No final de semana saíram da praia de Grussaí, em Barra de São João (RJ), e levaram mais de 12h no mar até aportarem em Macaé (RJ) cruzando o temido Cabo de São Thomé, na região de Campos (RJ). No dia seguinte mais um dia duro para alcançarem Búzios (RJ) com ventos de 30 nós, algumas avarias no barco e muita disposição até uma reta final com surfe por cerca de vinte minutos. Condições ruins do mar fizeram a tripulação ficar alguns dias por Búzios até partirem nesta quinta com destino a Arraial do Cabo.
A expedição usa uma canoa havaiana V6 adaptada com duas velas numa parceria com a CORE VA´A.
A expedição pode ser acompanhada pelo aplicativo SPOT pelo link e também pelo instagram da equipe @anamauevaa com fotos, vídeos e stories.
<https://maps.findmespot.com/s/FZ3J>
Os atletas levam seus mantimentos e equipamentos de dormir para se abrigarem nas praias mais remotas do litoral.
Confira a programação do trajeto dos remadores e velejadores:
Dia 24/12 – Arraial D´Ajuda – Ponta do Corumbaú (BA): 30 milhas náuticas
Dia 25/12 – Ponta do Corumbau (BA) – Prado (BA): 30 milhas
Dia 26/12 – Sem navegação – Condições ruins do mar
Dia 27/12 – Prado (BA) – Nova Viçosa (BA)
Dia 28/12 – Nova Viçosa (BA) – Mucuri (BA)
Dia 29/12 – Mucuri (BA) – Barra Nova (ES): 30 Milhas Náuticas
Dia 30/12 – Barra Nova – Regência (ES) : 54 Milhas Náuticas
Dia 02/01 – Regência (ES) – Vitória (ES): 40 Mn
Dia 03/01 – Vitória (ES) – Anchieta (ES): 35 Mn
Dia 04/01 – Anchieta (ES) – Marataízes (ES): 20Mn
Dia 05/01 – Marataízes (ES) – Barra de São João (RJ): 30 Mn
Dia 06/01 – Mar grande, tripulação em terra
Dia 07/01 – Mar grande, tripulação em terra
Dia 08/01 – Mar grande, tripulação em terra
Dia 09/01 – Barra de São João (RJ) Macaé (RJ): 65 Mn
Dia 10/01 – Macaé (RJ) Búzios (RJ): 35 Mn
Dia 14/01 – Búzios (RJ) – Arraial do Cabo (RJ): 25Mn
*Dia 15/01 14º Dia Arraial do Cabo (RJ) Niterói (RJ): 65 Mn
* sujeito a alterações
Tripulação:
Douglas Moura, natural de Niterói (RJ), mora em Jurujuba, tem 39 anos, fundador do Icarahy Canoa Clube, Niihau Aventuras Controladas e do Centro de Estudos do Mar. Capitão Amador, co-fundador do Anamauê e desbravador de diversas rotas de navegação de canoa havaiana e polinésia. Ele é atleta de Canoa Havaiana desde 2005. Em competição disputou provas como a Rio VA`A, Santo Amaro, Vendee VA`A (maior da Europa e 2ª maior do mundo, na França), Vancouver Island Challenge (Canadá); Lotus VA`A Challenge.
Francisco Viniegra, do Rio de Janeiro (RJ), rema há 15 anos, foi integrante da 1ª tripulação Anamauê, focado em travessias de longas distâncias e atleta de Canoa Havaiana
Guido Serafinide Niterói (RJ), rema há seis meses, é bombeiro (guarda-vidas) , chega para somar no último trecho com a experiência de mar.
Tavo Calfat, natural de Niterói (RJ), 47 anos, desenhista industrial, velejador desde os sete anos e remador de canoa desde os 2007. Passou boa parte da vida em barcos à vela, já realizou travessias oceânicas e inúmeras travessias menores. Na canoa tem títulos na Volta de Ilhabela (SP) e Rei de Búzios (RJ) onde mora hoje em dia.
Daniel Gomez Gnone, 25 anos, natural do Rio de Janeiro. Engenheiro de Produção. Fundador do Granolas Mauka e remador do Calango Wa´A. Amante da natureza e do Va´A, tendo sido criado em contato com o mar, desenvolve projetos de reciclagem de plástico para a produção de peças para navegação
Barbara Guimarães, de 29 anos,nasceu em Sto. André (SP), se radicou e, Vitória (ES), é oceanógrafa, instrutora e atleta de Va´A, do clube CPP Extreme . Apaixonada por canoa havaiana e com experiência de longas travessias.
Mais detalhes com Fabrizio Gallas – +55 21 994004061 (tel e whatsapp)
Adicionar Comentário