ESPORTE Vela

Brasil define equipe de Vela para o Mundial em Haia, na Holanda

Crédito: Sailing Energy

O Mundial de Vela da World Sailing, que será disputado de 8 a 20 de agosto de 2023, em Haia, na Holanda, teve a equipe brasileira definida.

Os nomes foram definidos por critérios técnicos e pelo ranking internacional para cada categoria de barco. Em caso de vagas adicionais, as mesmas serão distribuídas de acordo com o posicionamento das Equipes Brasileiras na classificação mundial.

O Mundial de Haia distribuirá as primeiras 107 vagas para Paris 2024. Na sequência, as vagas serão preenchidas nos mundiais de cada classe, bem como os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.

O grupo no Mundial de todas as classes terá as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX. A Equipe Brasileira de Vela conta também com os atletas da 49er Marco Grael e Gabriel Borges e Tiago Quevedo e Brenno Kneipp.

Na ILCA 7, Bruno Fontes volta a ser chamado e terá o brasileiro Felipe Fraquelli, integrante da Vela Jovem nacional. Na ILCA 6, Gabriella Kidd foi convocada.

A classe 470, que passa a ser mista para Paris 2024, terá Rodrigo Duarte e Ana Barbachan como dupla principal pelo ranking, seguidos por Henrique Haddad e Isabel Swan, e Fernanda Oliveira e Rodolfo Striebel.

A Nacra 17, também categoria mista, terá João Bulhões e Marina Arndt e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino Sá entre os convocados. Já nas novas classes olímpicas, que são IQFoil e Fórmula Kite, os nomes são Mateus Isaac, Giovanna Prada e Bruna Martinelli nas pranchas IQFoil e Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Socorro dos Reis nas pipas de kitesurfe.

O grupo também conta com atletas da Vela Jovem, que disputaram eventos como o Mundial da Juventude e Jogos Sul-Americanos. Entre os atletas estão Giovanna Prada, Lucas Fonseca, Marina Arndt e Felipe Fraquelli.

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR do Ministério da Cidadania para a vela jovem pelo Convênio 920223/2022.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário