ESPORTE Vela

Inscrições Abertas para a 5ª Regata Bracuhy em Angra (RJ)

Em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, ocorrerá a 5a Regata Bracuhy, dia 25 de março de 2023 com o patrocínio da BR Marinas Bracuhy JL. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira. Devido ao espaço limitado da festa de confraternização o número de participantes é limitado. Valores e formas de inscrição estão no site da regata: https://regatabracuhy.com.br/quadro-de-avisos . O evento tem o apoio da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

A trajetória da Regata Bracuhy teve início em 2017 quando um grupo de velejadores do Bracuhy, não à toa autodenominado Velejadores do Bracuhy, se juntou para organizar, de forma voluntária, uma regata. A ideia era trazer o Bracuhy – um complexo náutico com condomínios, casas nas margens de um canal navegável, hotel, restaurantes e todas as facilidades para quem está de barco em Angra dos Reis – de volta ao cenário da vela de competição.


A Marina JL Bracuhy, foi um parceiro de primeira hora disponibilizando sua infraestrutura aos participantes. Logo no primeiro ano os Velejadores do Bracuhy conseguiram juntar 66 veleiros e 337 tripulantes na 1a Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Veleiros de Oceano. Em 2018 a 2a edição reuniu 89 veleiros e 429 participantes. A terceira edição reuniu 116 veleiros e 521 velejadores. A pandemia do COVID 19 impediu a realização da 4a Regata JL Marina Bracuhy, que foi
cancelada 10 dias antes do evento.

Foram dois anos de espera. Finalmente, dia 26 de março de 2022 os velejadores
de Angra dos Reis, Paraty, Rio de Janeiro, Ubatuba, Ilhabela, Santos, Florianópolis e até de Porto Alegre se reuniram para o evento. A regata Bracuhy, que já tinha se tornado uma das maiores regatas do país, foi ainda maior do que o previsto juntando 123 barcos e 633 pessoas.


A Regata Bracuhy é muito mais do que uma competição, é uma confraternização entre amigos. A 5a edição começa na sexta, 24 de março, à noite com o Coquetel de Boas Vindas. No sábado, 25, a largada está prevista para às 12h.


Após as competições tem início a festa nas ruínas do antigo Engenho do Bracuhy onde haverá a cerimônia de entrega de prêmios, jantar e show de música ao vivo. Serão sorteados diversos brindes oferecidos pelos patrocinadores. No domingo ainda tem mais: os gaúchos do grupo vão garantir o tradicional churrasco comunitário do Bracuhy, o Churrascuhy.


A raia, como sempre, será na Baía da Ribeira, iniciando no través da Ilha das Palmeiras, próximo a Laje do Sítio. A largada será em três baterias. As classes ORC, RGS, Clássicos e APS Mini Transat farão um percurso maior e largam primeiro, em seguida os veladores da Cruzeiro e Bico de Proa, os Multicascos largam na terceira bateria. Desta vez a CR (Comissão de Regata) estará sob o comando de Carlos Sodré, o Cuca, que será o oficial de regata. Ann Viebig contribuindo, com sua experiência, fará os cálculos dos resultados.


A organização estima que 130 veleiros façam inscrição nos próximos dias com a participação de mais de 650 pessoas.