ESPORTE Vela

Equipe Bruschetta começa temporada com dois bicampeonatos no final de semana em Ubatuba (SP)

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

O barco Bruschetta, de Ubatuba (SP), modelo J-24 com quatro títulos mundiais, começou a temporada com dois títulos no último final de semana em Ubatuba (SP).


O time comandado por Evandro Csordas e pelo pentacampeão mundial Maurício Santa Cruz, o Santinha, venceu o bicampeonato das regatas Ele & Ela e da Regata do Inverso organizada pelo Ubatuba Iate Clube. 


No sábado o triunfo foi na Regata Eles & Elas com 1h50min59s no tempo corrigindo deixando o Lucnan em segundo e o Tanuki em terceiro. Ao todo foram 27 barcos na raia em tripulações mistas com homens e mulheres.

No domingo a disputa foi na Regata do Inverso, uma disputa diferente onde os barcos não largam ao mesmo tempo, mas sim de acordo com o seu handicap. A equipe contou também com Ricardo Delgado  e Fabinho Kiss, que formam a tripulação tradicional do time. A vitória veio com pouco menos de duas horas de disputa e ao todo foram 20 barcos na raia.


“A Regata Eles & Elas teve tripulação mista com três convidadas com pouca experiência de regatas e com percurso deixando a ilha das Cabras por bombordo . Foi uma regata onde o vento oscilou, rondou muito, mas largamos bem e chegamos muito bem e tivemos êxito. No domingo é a tradicional do Inverso que tem característica diferente das outras, eles fazem a correção do TMF na largada e não na chegada e tivemos um grande desempenho largando 13 minutos atrás dos que largaram primeiro e próximo dos barcos maiores. Ainda assim cruzamos a linha de chegada em primeiro. Ficamos com dois bicampeonatos em anos consecutivos, estamos bem felizes e mantendo nossa invencibilidade que já dura dois anos e meio”, disseram Csordas e Santinha.


O próximo desafio será em abril no Ubatuba Sailing Festival onde a equipe aguarda a definição para saber se correm na classe BRA-RGS ou na ORC “Esperamos novidades para o Sailing Week, estamos finalizando os detalhes por conta de agenda. Enquanto isso seguimos com muita concentração e treino para tentar ter bom desempenho”.