ESPORTE Vela

Veleiros da Ilha abre Brasileiro de Snipe com três duplas no top 5

Começou nesta terça-feira (24), em Florianópolis, o 73º Campeonato Brasileiro de Snipe. Realizado na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, foram realizadas duas regatas neste primeiro dia. A estreia da competição ocorreu em condições de vento nordeste, entre 8-12 nós, em um lindo dia de sol na capital catarinense. A liderança é da dupla baiana Juliana Duque e Rafael Martins, com 3pp, seguidos pelos atletas do Veleiros da Ilha, Anderson Candemil e José Irineu (5pp).

Atual campeã nacional, Juliana Duque foi a primeira mulher na história a vencer o Brasileiro de Snipe em toda sua história. Nesta terça, velejando ao lado de Rafael, a timoneira do Yacth Clube da Bahia venceu uma das regatas. “Eu gosto muito de velejar em Jurerê. A raia é bem próxima e as condições são bem parecidas com Salvador. Fiquei ainda mais satisfeita por ter velejado bem neste tipo de condição. Eu prefiro velejar com vento mais forte e os resultados desta terça foram bem expressivos”, falou a atleta.

Com dois pontos a mais do que os líderes está a dupla da casa, Anderson Candemil e José Irineu. O timoneiro se mostrou muito feliz e creditou o bom desempenho ao seu proeiro. “O José veleja muito bem e nós conseguimos fazer duas ótimas regatas. Conhecer a raia nos ajuda muito. Largamos limpos nas duas regatas e conseguimos andar bem, especialmente no contravento”, explica Anderson.

Após as duas duplas, aparecem três equipes empatadas com 11pp: Felipe Rondina e Andrey Godoy (ICB/DF), Matheus Dellagnelo e Alexandre Niederauer (ICSC/SC) e Alexandre Paradeda e Lucas Mazin (ICSC e CDJ/SC e RS). Bicampeão pan-americano de Sunfish, Matheus lidera a dupla com Alexandre, atualmente na quarta posição, enquanto Xandi Paradeda, campeão mundial de Snipe, segue firme na briga pelo título ao lado do timoneiro Lucas. Com os resultados, a flotilha do Veleiros da Ilha encerra o primeiro dia com três duplas no top-5.

Além das três duplas, o Veleiros da Ilha conta com mais doze equipes na disputa: Bernardo Luz e Liana Fragoso (13º), Daniel Matos e Francisco Bittar (14º), Felipe Linhares e Andreis Castro (15º), Henrique Back e Jacqueline Back (22º), Eduardo Beirão e Paulo Beirão (45º), Christian Franzen e Maj Borgen (49º), Davi Neves e Ivo Scampini (51º), Manuella Moreira e Ian Franzen (55º), Jonas Chorociejus e Gisele Chorociejus (57º), Paola Prada e Giovana Simas (60º), Paulo Linhares Neto e Gustavo Mesquita (67º) e Dionisio Durieux e Ivan Berticelli (73º).

A competição segue nesta quarta-feira (25) com previsão de mais duas regatas, com início às 13h.

Confira todos os resultados e a classificação completa no site https://icsc.regatas.ar/cbsnipe2023/index.php/pt/