“Esta Fundação nasceu da ideia de reunir os homens que vivem do mar e os que vivem para o mar, para acordar o Brasil e incutir nas elites dirigentes e no seu povo, a convicção permanente e profunda de que o Brasil não é viável sem o seu mar¹” .
Alte. Paulo de Castro Moreira da Silva, Presidente da FEMAR de 1968 a 1983.
A Fundação de Estudos do Mar (Femar) foi instituída em 31 de maio de 1966 pelo Clube Naval, representado pelo Presidente, Almirante de Esquadra JOSÉ SANTOS DE SALDANHA DA GAMA e outras organizações ligadas ao mar como a Petróleo Brasileiro S.A., a Comissão de Marinha Mercante (CMM), Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis (DNPVN), Sindicato Nacional da Indústria de Construção Naval (Sinaval), Sindicato das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Serviço Social da Industria (SESI), Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Esses Instituidores visavam promover estudos, pesquisas, cursos, seminários e outras atividades congêneres para a formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoas que exercem atividades pertinentes ao mar.
Desde então a Femar, proporciona, financia ou canaliza recursos, através de convênios, contratos ou iniciativas próprias para a realização de pesquisas, edição de publicações, desenvolvimento de projetos, planos, programas, cursos, estudos e assistência técnica relacionados com a difusão de conhecimentos afins, todos inerentes ao meio marítimo.
A partir do ano 2000, a Femar passou a atuar também em Projetos com a Marinha do Brasil (MB) relacionados à pesquisa e extensão. Em 26 de abril de 2011, a Fundação foi credenciada no Ministério da Educação e Cultura (MEC) como Fundação de Apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil (NIT – MB) obtendo respaldo institucional para a gestão de projetos na Marinha do Brasil.
Como Entidade, a Femar é pessoa jurídica de direito privado, dotada de autonomia patrimonial, administrativa e financeira com fins não-lucrativos e regida por seu Estatuto, pelo Regimento Interno e pelas disposições legais aplicáveis, incluídas aquelas emanadas da Promotoria de Justiça de Fundações do Rio de Janeiro. Em face de seus objetivos, a Femar é considerada como Organização de Utilidade Pública Federal (Decreto n° 87.122 de 24 de setembro de 1982) e Estadual (Lei n° 1252 de 5 de janeiro de 1967).
A Femar tem como missão desenvolver, apoiar e prestar serviços especializados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica voltadas para a produção e difusão do conhecimento do mar.
Também tem como visão ser reconhecida como instituição de referência no apoio aos projetos de ciência, tecnologia e inovação, no conhecimento sobre o mar e na sua disseminação em responsabilidade social.
Busca da excelência; Educação continuada; Cooperação; Compromisso com o conhecimento do mar; Responsabilidade Social e Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional; e Comprometimento com a conformidade são os valores em que a Femar está pautada.
Conforme comenta o Alte Campos, essa foto cedida pelo Alte. Borges (DGN), simboliza o presente e como deverá ser no futuro: hoje, temos o Poeta Carlos Drummond de Andrade, representando os brasileiros de costa para o Mar, em estátua no Posto 6 Copacabana RJ e o futuro, com as novas gerações olhando para o Mar, “convictos de que o Brasil não é viável sem o seu Mar” (ibid 1 em negrito Alte. Paulo Moreira)
A Palestra “A Femar na Era da Transformação” foi realizada no dia 28 de fevereiro último. Esta palestra tem o objetivo de promover discussão com a sociedade e comunidade científica sobre a importância da Femar nos dias atuais.
Assista no vídeo abaixo, a íntegra da palestra “A FEMAR na Era da Transformação”.
Adicionar Comentário