ESPORTE Vela

Ao lado de polonês, brasileiro Bruno Prada é tricampeão da Bacardi Cup Invitational Regatta

A dupla formada pelo polonês Mateusz Kusznierewicz e pelo brasileiro Bruno Prada conquistou pela terceira vez consecutiva o título da Bacardi Cup Invitational Regatta na classe Star. O barco chegou na segunda colocação na regata desta sexta-feira (11) na Baía de Biscayne, em Miami, nos Estados Unidos.

Com seis pontos de vantagem para os norte-americanos Eric Doyle e Payson Infelise e mais uma prova pela frente, Mateusz e Bruno levam o tradicional evento por antecipação. O quinto dia de disputas da da Bacardi Cup repetiu as condições da véspera e a dupla entrou pra disputa sabendo que uma colocação entre o top 3 garantiria a taça mais uma vez. 

Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada começaram a todo vapor com duas vitórias e um segundo lugar nas regatas iniciais do campeonato a bordo de seu Star batizado de Savannah. Nem o sexto posto da quinta-feira (10) tirou os campeões mundiais da classe de 2019 do caminho do título.

Segundo Bruno Prada, vencer a Bacardi Cup Invitational Regatta é especial, ainda mais de forma inédita por três vezes seguidas. O resultado coloca o velejador medalhista olímpico como maior vencedor do País da regata norte-americana, que começou no século passado. ”A competição teve 58 barcos de vários países e muita gente forte na raia. Fizemos história ao vencer mais uma vez e de forma consistente. Estamos muito felizes pelo título”.

O brasileiro Bruno Prada é medalhista olímpico na Star em Pequim 2008 e Londres 2012, além de cinco títulos mundiais na classe Star. Somados os resultados como proeiro, o atleta é o gerente do SSL Team Brazil, equipe verde e amarela na SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da Vela. Em novembro, a equipe liderada pelo seu ex-timoneiro Robert Scheidt tentará o primeiro lugar nas regatas da Suíça.

Outros brasileiros seguem na disputa na Baía de Biscayne, além medalhista olímpico Bruno Prada, já com título garantido. O proeiro Pedro Trouche está em sexto lugar ao lado de Jack Jennings (EUA) após vencerem duas provas. Os outros proeiros são Samuel Gonçalves (36º) e Rodrigo Meireles (18º). 

Os únicos veleiros 100% brasileiros na Bacardi Cup são formados por Admar Gonzaga e Ronald Seifert, que ocupam a 34ª posição, e Fabio Prada e Andreas Perdicaris, na 42ª. 

A Bacardi Cup Invitational Regatta conta com outras categorias além da Star, como Melges 24, Viper 640, VX One e 69F e J70. A competição começou sua história com barcos Star em Havana, Cuba, na década de 50. Em 1962, a série mudou-se para Biscayne e em 2010 o evento se expandiu para incluir outras classes além da Star. O comitê organizador é formado por Coral Reef Yacht Club, Biscayne Bay Yacht Club, Shake Leg Miami e US Sailing Center.