ESPORTE Vela

Pouco vento marca 1º dia da Copa Mitsubishi, em Ilhabela

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Após o animado coquetel de boas vindas da noite de ontem e o reforçado café nesta manhã, a Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela começou na tarde deste sábado com um desafio à comissão técnica, primeiramente, que teve que “caçar” o vento e depois aos velejadores que encararam uma regata difícil com muita corrente sul no Canal de São Sebastião.

A falta de ventos fez com que a regata, prevista para às 12h começasse às 14h30 e ainda assim com um vento sul fraco, na casa dos cinco nós e uma correnteza constante, também sul, de cerca de dois nós.

Houve uma única regata de percurso para todas as classes. A ORC contornou o Farol dos Moleques e as demais uma boia no Canal, na altura do Porto de São Sebastião. Todos tinham que também deixar por boreste uma boia na Vila, centro de Ilhabela, na primeira perna da regata.

A equipe Phoenix, do comandante Eduardo Souza Ramos, conquistou o primeiro lugar na ORC, mesmo após ter queimado a largada e voltado para largar novamente atrás da flotilha. Em segundo, a equipe Rudá Blu Seal, comandada por Mario Martinez. Sob o comando de Fabio Bruggioni, a equipe 4z Phytoervas, ficou com a terceira colocação na ORC.

Na RGS, a equipe Zeus, comandada por Paulo F. Moura, ficou com a primeira colocação, seguida do Kameha Meha, de Mark Essle, em segundo e com o BL3 Urca, comandado por Clauberto Andrade, em terceiro.

A Copa Mitsubishi, Circuito Ilhabela de Vela, prossegue amanhã, domingo e também no próximo final de semana, com as regatas, dia do Bico de Proa e homenagens especiais e a premiação da etapa.