ESPORTE Vela

18ª Regata Preben Schmidt define campeões e tem presença de peso da família Grael

Com a presença de 49 barcos, foi realizada, no último final de semana, a 18ª edição da Regata Preben Schmidt, em homenagem a um dos precursores da vela no Brasil, o principal responsável pela tradição da família Schmidt Grael no esporte.

As disputas ocorreram na Baía de Guanabara e com sede no Rio Yacht Sailing, de Niterói (RJ). A família Grael compareceu em peso com Lars Grael comandando o Marga, Torben Grael e seu filho Marco no Lady Lou, a atual bicampeã olímpica, Martine Grael, no Aileen, barco de 1912.


Na classe VPRS o título ficou com o Avohai comandado pelo filho de Lars, Nick Grael, que fechou com o tempo corrigido de 2h45min59s. O fita azul foi o Vesper IV de João Mendes completando o percurso em 2h27min29 no tempo real. No corrigido a equipe ficou na sexta colocação com 2h55min30s. A classe contou com a participação do tradicional barco Saga.


“Foi uma regata muito boa e divertida, como sempre! Muitas variações de vento ao longo da regata, tanto de direção, variando entre o Sul e o Leste, quanto de intensidade. A regata proporcionou muitos momentos de “Stop and Go” na ida e na volta, dando oportunidade a todos. Estávamos com uma tripulação um pouco improvisada no Avohai, mas que com muito capricho e concentração de todos, conseguimos minimizar os erros na regata e sair com a vitória no tempo corrigido”, disse Nick Grael.

Nos Clássicos o título ficou com o Barbra de Norman McPerson seguido pelo Aileen e o Lady Lou. Na classe RGS o troféu ficou com o Smooth, de João Timóteo. Na Bico de Proa A o Manduca foi o campeão, na B o título ficou com o Sangue Doce e na C com o Angatu. A classe Soling teve o Fregate como o campeão.