paceria
Meteorologia e Oceanografia

Ressurgência

Você já se perguntou por que a água do mar no Rio de Janeiro fica tão gelada?

Isso ocorre por causa de um efeito chamado de ressurgência, onde águas de camadas mais profundas do oceano, e portanto mais frias, afloram na superfície, “ressurgindo”. Mas como se dá esse processo?

Perto da costa, quando o vento sopra de tal maneira que “empurra” a água do mar em sentido offshore(para fora da costa), isto é, em direção ao oceano aberto, algo tem que preencher este espaço deixado pela água empurrada pelo vento. Esse algo são águas profundas, que são muito mais frias do que as águas da superfície e frequentemente mais ricas em nutrientes.

Veja a figura abaixo. A camada vermelha representa águas superficiais relativamente quentes sendo carregada pelo vento para fora da costa. Em seu lugar, aparece a camada azul, que representa águas mais profundas e geladas, que sobe à superfície, caracterizando assim a ressurgência.

Fonte da imagem: Wikipedia
Fonte da imagem: Wikipedia

Essas águas de ressurgência trazem consigo muitos nutrientes, que ao chegarem na superfície, na presença de luz solar, são utilizadas por algas microscópicas para realizar fotossíntese, aumentando a produtividade biológica no local. Dessa forma, toda cadeia alimentar da região é beneficiada aumentando a abundância de alimento e a biodiversidade.

No Brasil, esse fenômeno é mais comum nos meses de primavera e verão, quando os ventos são mais favoráveis. Ocorre com maior frequência e intensidadeno estado do Rio de Janeiro perto da região de Arraial do Cabo. Porém, pode ocorrer em outros lugares do litoral brasileiro.

Sobre o autor

Centro de Hidrografia da Marinha

O Serviço Meteorológico Marinho brasileiro (SMM), executado pelo Centro de Hidrografia da Marinha, provê apoio ao navegante por meio da emissão de avisos de mau tempo, elaboração de cartas sinóticas e de boletins de previsão meteorológica para toda a METAREA V (área de responsabilidade marítima brasileira).

As atividades desenvolvidas pelo Serviço Meteorológico Marinho brasileiro são executadas em cumprimento a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS 1974-1988, Ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 92.610).

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário