paceria
Meteorologia e Oceanografia

O que é Ressaca?

Ressaca no litoral de Santos (SP). Fonte da imagem: G1.

Em regiões do oceano que estão sob a influência de ventos persistentes com a direção e intensidade necessária para causar transferência de energia da atmosfera para o oceano, são observados o surgimento de ondulações na superfície do mesmo. Dependendo da quantidade de energia transferida para o mar, essas ondas podem propagar-se, em sequência, por vários dias e percorrer longas distâncias. A essa sequência de ondulações denominamos popularmente de “trens de ondas”.

Alguns desses trens de ondas podem se propagar por tempo suficiente chegando a atingir as regiões costeiras com expressiva energia e altura significativa (HS) e causar a elevação do mar ao longo de dias. A esses eventos dá-se o nome de “Ressaca”.

As ressacas podem ocorrer em qualquer época do ano. Porém, de acordo com a literatura, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil esses eventos são mais comuns no outono e inverno, quando temos maior ocorrência de fenômenos atmosféricos, como, por exemplo, as frentes frias associadas aos ciclones extratropicais no Atlântico Sul. Sistemas de Alta pressão persistentes também são capazes de transferir energia para o mar e causar a propagação de ondas.

A intensidade dessas ressacas pode atuar de forma destrutiva em orlas de praias, prejudicando bens públicos e privados. Assim, a previsão desses eventos é de extrema importância, a fim de prevenir ou mitigar os efeitos danosos para a população.

Sobre o autor

Centro de Hidrografia da Marinha

O Serviço Meteorológico Marinho brasileiro (SMM), executado pelo Centro de Hidrografia da Marinha, provê apoio ao navegante por meio da emissão de avisos de mau tempo, elaboração de cartas sinóticas e de boletins de previsão meteorológica para toda a METAREA V (área de responsabilidade marítima brasileira).

As atividades desenvolvidas pelo Serviço Meteorológico Marinho brasileiro são executadas em cumprimento a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS 1974-1988, Ratificada pelo Brasil por meio do Decreto 92.610).

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário