Meteorologia e Oceanografia

O perigo das praias: Correntes de Retorno

Ao chegar à praia e observar áreas demarcadas por bandeiras vermelhas, atenção: Não entre no mar nesses locais! Provavelmente nessa região está ocorrendo as chamadas correntes de retorno. Essas correntes são canais de correntes que puxam os nadadores em direção ao mar aberto, muitas vezes provocando casos de afogamento. Elas se formam de várias formas, podendo ser causadas por alterações rápidas na altura de ondas, como pela chegada de um swell (grandes ondas formadas em áreas remotas com ocorrência de tempestades) ou pontos de ruptura de bancos de areia. Logo a ocorrência das correntes de retorno, e seu tamanho e potência, se deve pelo mais diversos fatores como condições de maré, tempo, variações na morfologia da praia e como as ondas quebram na costa. Dessa forma há praias em que esse fenômeno é comum e outras em que são quase inexistentes.

Então, como identificar esse fenômeno? As correntes de retorno apresentam algumas características como: área da praia com coloração da água diferenciada (tonalidade mais escura ou mais clara) indicando maior profundidade pela formação do canal pela corrente ou por agitação da areia de fundo; áreas de aparente “calmaria”, com menor frequência de quebra de onda devido ao retorno da água; e ocorrência de espuma e mancha de sedimentos na superfície na área além da arrebentação no final da corrente de retorno.

fig 2

Caso, por ventura, você seja apanhado por uma dessas correntes de contorno em uma praia, há algumas ações a serem seguidas, como: primeiramente manter a calma, tentar pedir auxílio para os salva-vidas, tentar conservar energia boiando, ao tentar sair da corrente de retorno não nadar contra a corrente e sim em direção paralela a costa como representada na figura do Corpo de Bombeiros se Santa Catarina.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.

 

As correntes de retorno representam um risco real, principalmente para banhistas, representando uma das maiores causas de afogamento registrados em praias. Conhecer esse fenômeno e respeitar as instruções e sinalizações dos salva-vidas é fundamental para previnir situações de emergência no mar.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário