Marinha Mentalidade marítima

11 de junho – Dia da Marinha e dos Escoteiros do Mar

Batalha do Riachuelo em 1865

Dia 11 de junho é uma data importante para a Marinha do Brasil, é quando se comemora o Dia da Marinha, uma lembrança de 156 anos na vitória da Batalha Naval do Riachuelo.


A Batalha do Riachuelo foi a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), maior conflito na história da América do Sul, deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros, com emprego das Forças Armadas e plena mobilização da nossa sociedade.


A Batalha ocorreu em 11 de junho de 1865 que foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais, que, incentivados pelos célebres sinais do Almirante Barroso: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate. Por conta desse episódio histórico, em 11 de junho celebramos a Data Magna da Marinha.

Dia dos Escoteiros do Mar


O Dia 11 de junho celebra o Dia do Escotismo de Mar que coincide com o Dia da Marinha e  e ressalta as origens na inserção do Escotismo do Mar pela Marinha do Brasil, em 1910, quando o Encouraçado Minas Gerais, juntamente com navios construídos na Inglaterra, adentraram em águas nacionais. . Nessa ocasião, com a volta dos primeiros escoteiros brasileiros , filhos de Oficiais e Suboficiais que compuseram a comissão de recebimento dos navios recém-incorporados à força Naval e que fizeram parte do escotismo naquele país, dava-se início ao Movimento que hoje é chamado de Movimento de Escoteiros do Mar.  


A grande similaridade entre as atividades da Marinha do Brasil e dos grupos de escoteiros do mar demonstra a sinergia dos  valores e preceitos que são tão bem ensinados em ambas as Instituições. Dentre estes ensinamentos de grande relevância é o amor ao mar, traduzido pela busca incondicional da manutenção das tradições marinheiras e da propagação da mentalidade marítima pelos diversos grupos de escoteiros espalhados por todo o Brasil.