Em setembro de 2023 o setor de aquicultura e pesca estará reunido em Foz do Iguaçu-PR, para o maior encontro da aquicultura e pesca. A quinta edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil que tem como lema “Das águas à mesa do consumidor: por uma cadeia competitiva, sustentável e focado no mercado global” será realizada nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2023 no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu-PR. O evento, que vem quebrando recordes de participação e expositores a cada ano, tem novidades na próxima edição.
Além das tecnologias inéditas e lançamentos, a Fish Expo – feira de negócios, vai reunir expositores de toda América Latina e multinacionais presentes nos cinco continentes em uma troca de experiências única entre os principais players do mercado. A presença cada vez maior de empresas estrangeiras revela o interesse de outros mercados na aquicultura brasileira.
O evento reserva surpresas para a quinta edição. “O IFC Brasil 2023 será muito especial, estaremos comemorando a sua quinta edição como um dos maiores eventos da cadeia de pescado da América Latina. Para isso, contará com muitas novidades, entre elas, a realização da primeira Rodada Internacional de Negócios de Vendas de Pescado, organizada pela APEX Brasil. A APEX trará compradores de vários países para negociação com empresas brasileiras, na perspectiva de ampliar as exportações e dinamizar ainda mais a produção. Além disso, realizará um Workshop de capacitação para empresas que desejam exportar. A Rodada Internacional valorizará o evento e já está mobilizando muitas empresas do setor”, destacou o presidente do Congresso Internacional da Cadeia do Pescado Altemir Gregolin.
“O IFC quintuplicou de tamanho desde a primeira edição, em 2019”, afirma a CEO da Fish Expo, Eliana Panty. “É um evento de cadeia, das águas à mesa do consumidor, como tornar a cadeia competitiva, sustentável e focada no mercado global”, afirmou. O IFC Brasil, disse Panty, é um evento denso em conteúdo, com exposição de tecnologias, geração de negócios e mostra de trabalhos científicos, que reúne o setor produtivo, academia e governo. “O IFC 2023 será um evento que reunirá o conjunto da cadeia de pescados, focados na realização de negócios e na difusão do que tem de melhor em tecnologias e conhecimento. O IFC foi construído com o propósito de ser um instrumento impulsionador do desenvolvimento do setor” complementa Gregolin.
Em 2022, IFC se consolidou como evento latino-americano
Em 2022, O IFC Brasil solidificou-se como um evento de cadeia a nível latino-americano. O evento recebeu 2.300 congressistas, um aumento de 45% em relação a 2021. Com opção de participação presencial e/ou online, o site do evento recebeu mais de oito mil acessos de 22 países. Os congressistas puderam conferir as mais de 24 horas de conteúdo, geradas por 55 palestrantes de 15 países.
Mais de 150 empresas expositoras e apoiadoras geraram mais de R$ 100 milhões em negócios, inclusive internacionais. O número representa quase o que o dobro do registrado na edição de 2021. Estima-se que o turismo de negócios proporcionado pelo IFC Brasil deixou em Foz do Iguaçu mais de R$ 6 milhões.
Panty destaca o crescimento da Fish Expo na última edição e ampliação de negócios projetadas para 2023. “A 5ª Fish Expo é uma feira de negócios que reúne empresas de todos os elos da cadeia com lançamentos, desde genética, passando por nutrição, tecnologias para frigoríficos, cadeia do frio e embalagens, com ofertas exclusivas e participantes de todo o país e da América Latina”.
Ela ressalta a importância da geração de negócios e abertura de mercados “O IFC Brasil propicia a ampliação do foco em negócios e discussões de mercado, aumento da presença de empresas especializadas em tecnologias para a produção, processamento, cadeia de frio e logística, além das dezenas de conferencistas nacionais e internacionais que enriquecem o conhecimento. “Conseguimos consolidar o IFC como o maior evento da cadeia de pescados da América Latina. Agora, estamos prontos para avançar ainda para um evento de alto nível, junto com os congressistas, expositores e toda a cadeia de aquicultura e pesca do Brasil e países vizinhos”, finaliza Panty
Posicionamento e comunicação que projetam o setor
“O posicionamento e a comunicação adotados pelo IFC Brasil não projetam apenas o evento, mas principalmente os parceiros comerciais e todo o setor. Mais do que um evento, o IFC é uma experiência”, afirma Samara Braghini, Diretora de Marketing do IFC Brasil. “Construímos o IFC Brasil, desde a primeira edição, com a visão de formar parcerias em que todos ganham. Toda a equipe IFC Brasil trabalha engajada em resultados, para o evento, para os parceiros e para a cadeia”.
Empresas e instituições que integram o IFC Brasil, ressalta, não recebem apenas um espaço na feira ou no congresso, mas associam-se à visibilidade que tornou o evento referência em toda a América Latina. “O IFC Brasil está estruturado em uma comunicação efetiva, assertiva e digital, de olho nas mídias digitais e antecipando tendências. “Esse posicionamento gera resultados fantásticos aos nossos parceiros comerciais ao ‘conversar’ com diversos públicos de interesse, em um ambiente integrado”, destaca Samara.
Nada no IFC Brasil é aleatório. Com uma equipe multidisciplinar e que tem expertise em tecnologia, toda a comunicação é construída com base em análise de dados, marketing de influência e conteúdo digital. “Isso é o que proporciona resultados fantásticos aos parceiros comerciais. Empresas, instituições, o próprio IFC e todo o setor crescem em tamanho, importância e influência”, afirma. Samara antecipa: “O que estamos preparando para o IFC 2023 será uma experiência única e surpreendente”.
Sobre o IFC Brasil
Entre as atividades programadas para o IFC Brasil 2023 está uma rodada internacional de negócios, coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O IFC Brasil 2023 tem o patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul), Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Ministério da Pesca e Aquicultura, APEX , MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), OCEPAR (Organização da Cooperativas do Paraná), Governo do Estado do Paraná e apoio de entidades do setor como ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura), CONEPE (Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura), CAMARÃO BR (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão) e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
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